Se você é como a maioria das pessoas, com certeza gosta de se manter conectado mesmo quando está fora de casa. É por isso que pode ser tentador se conectar ao wi-fi público gratuito, mas você deve saber que essas redes podem ser bastante perigosas.
As redes wi-fi públicas geralmente não têm uma medida de segurança chamada criptografia, que embaralha as informações enviadas do seu computador ou dispositivo para o roteador para que estranhos não possam lê-las. Sem essa medida de segurança, as informações que você envia por essas redes podem ser interceptadas por cibercriminosos. Essas informações podem incluir suas senhas bancárias e de redes sociais, bem como suas informações de identidade. Um cibercriminoso intrometido também pode bisbilhotar seus dados observando quais sites você visita e o que digita em formulários da Internet.
Na verdade, é tão fácil roubar suas informações através de redes não seguras que os criminosos virtuais às vezes instalam pontos de acesso wi-fi mal-intencionados em áreas de alto tráfego, como aeroportos, com a intenção de obter as informações dos usuários. É por isso que, se você precisar se conectar quando estiver fora, deverá usar apenas redes wi-fi seguras e bem anunciadas.
Geralmente, você pode saber se eles usam criptografia porque exigem uma senha para entrar. Se você precisar fazer algo confidencial online, como verificar o saldo da sua conta bancária ou fazer uma compra, tente usar páginas da Internet que comecem com “HTTPS” em vez de apenas “HTTP”. O “S” significa seguro e indica que o site usa criptografia para proteger seus dados.
Você também pode procurar um ícone de cadeado verde no início do endereço do navegador, o que indica que a conexão com o site é segura. Se você estiver usando o telefone celular, poderá ignorar completamente a rede wi-fi e conectar-se usando a rede celular. É um pouco mais seguro, pois é mais difícil para os cibercriminosos descobrirem seus dados individuais de outras pessoas na rede. Se você viaja muito, considere investir em uma VPN (rede privada virtual), que é um software que permite criar uma conexão segura com outra rede pela Internet.
Qualquer pessoa que esteja tentando bisbilhotar seus dados só verá que você está conectado à VPN, e não o que está fazendo. Obviamente, o mais importante é lembrar que o uso de wi-fi público é sempre arriscado e requer alguns passos extras para proteger seus dados.
Dicas para manter-se seguro no wi-fi público:
- Pense duas vezes antes de se conectar a qualquer wi-fi público, especialmente se ela não exigir uma senha de acesso.
- Evite usar computadores públicos gratuitos. Os cibercriminosos às vezes colocam computadores comprometidos em hotspots com wi-fi legítimos com a intenção de espalhar malware ou roubar seus dados.
- Tente guardar as transações confidenciais, como transações bancárias e compras online, para suas redes seguras em casa ou no trabalho.
- Se você usar uma rede pública, use sites que comecem com “HTTPS” para saber que são seguros. A extensão de navegador HTTPS Everywhere pode direcioná-lo a páginas criptografadas quando disponíveis. Além disso, procure um ícone de cadeado na barra de endereços.
- Ao usar o laptop, certifique-se de desativar o “compartilhamento” de suas pastas e dispositivos para que ninguém mais nessa rede possa acessá-los. Com uma rápida pesquisa na Internet você aprende como fazê-lo no seu sistema operacional.
- Use um software de segurança abrangente e mantenha-o atualizado. Se o software que você usa inclui um firewall, não deixe de ativá-lo.