Porque as atualizações de software são tão importantes

Está a trabalhar arduamente no seu computador ou dispositivo e, de repente, aparece uma mensagem a dizer “Está disponível uma atualização de software”. Está ocupado, por isso clica em “cancelar” em vez de “instalar”, pensando que vai tratar disso mais tarde, mas nunca o faz. Parece-lhe familiar?

A verdade é que é fácil saltar as atualizações de software porque podem ocupar alguns minutos do nosso tempo sem parecer assim tão importantes. Mas este é um erro que mantém a porta aberta para os hackers acederem às suas informações privadas, colocando-o em risco de roubo de identidade, perda de dinheiro, crédito e muito mais.

Já deve ter ouvido falar da recente fuga de palavras-passe RockYou2024, em que milhões de americanos foram potencialmente afetados com palavras-passe expostas. Esta foi uma dura lição, mas com a qual todos podemos aprender. As atualizações de software são importantes porque incluem frequentemente correções críticas para falhas de segurança.

De facto, muitos dos ataques de malware mais nocivos que vemos tiram partido de vulnerabilidades de software em aplicações comuns, como sistemas operativos e browsers. Estes são grandes programas que requerem atualizações regulares para se manterem seguros e estáveis. Por isso, em vez de procrastinar as atualizações de software, encare-as como um dos passos mais essenciais que pode dar para proteger as suas informações.

Para além das correções de segurança, as atualizações de software podem também incluir funcionalidades novas ou melhoradas ou uma melhor compatibilidade com diferentes dispositivos ou aplicações. Podem também melhorar a estabilidade do seu software e remover funcionalidades desatualizadas.

Todas estas atualizações têm como objetivo melhorar a experiência do utilizador. E embora os lembretes de atualização repetidos possam ser irritantes, especialmente se tiver muitas aplicações diferentes, podem melhorar a sua experiência a longo prazo e garantir que tira o máximo partido da sua tecnologia.

Enquanto alguns softwares de computador exigem que aprove e instale atualizações manualmente, a atualização de software nos seus dispositivos móveis pode ser muito mais fácil. Pode selecionar a atualização automática, garantindo que as suas aplicações móveis se mantêm atualizadas. Tendo em conta que o proprietário médio de um smartphone utiliza 30 aplicações por mês e tem, pelo menos, o dobro desse número instalado, isto pode poupar-lhe muito tempo e esforço.

Agora que sabe como as atualizações de software podem ser importantes, seguem-se mais algumas dicas para o manter seguro:

  • Saiba que é fundamental manter o seu software de segurança atualizado. Isto irá protegê-lo das ameaças mais recentes.
  • Selecione a atualização automática do software nos seus dispositivos móveis e computadores, sempre que possível. Para o software que não é atualizado automaticamente, crie o hábito de verificar regularmente se existem atualizações disponíveis e aplicá-las.
  • Antes de transferir qualquer software, leia primeiro as opiniões dos outros para se certificar de que a sua instalação é segura. Os cibercriminosos gostam de distribuir aplicações falsas concebidas para roubar as suas informações.
  • Mantenha-se a par das ameaças mais recentes para saber como se proteger das vulnerabilidades conhecidas.
Experimente o McAfee Total Protection

Junte-se a mais de 600 milhões de utilizadores que confiam no McAfee Total Protection para se manterem seguros on​​line.

FacebookLinkedInTwitterEmailCopy Link

Mantenha-se atualizado

Siga-nos para se manter atualizado sobre a McAfee e ficar por dentro das mais recentes ameaças à segurança móvel e do consumidor.

FacebookTwitterInstagramLinkedINYouTubeRSS

Mais de Segurança da Internet

Back to top