Porque precisa de ter cuidado com uma rede wi-fi pública

Se é como a maioria das pessoas, gosta de se manter ligado, quer esteja a viajar ou simplesmente fora da sua casa. É por isso que pode ser tentador ligar-se a uma rede wi-fi pública e gratuita, mas deve saber que estas redes podem expô-lo a alguns riscos graves.

As redes wi-fi públicas carecem frequentemente de uma medida de segurança chamada encriptação, que codifica as informações enviadas do seu computador ou dispositivo para o router, para que estranhos não as consigam ler. Sem esta medida de segurança, as informações que envia através destas redes podem ser possivelmente interceptadas por cibercriminosos. Estas informações podem incluir as suas palavras-passe bancárias e de redes sociais, bem como informações sobre a sua identidade. Um cibercriminoso intrometido pode também bisbilhotá-lo, observando os Web sites que visita e o que escreve em formulários da Internet.

De facto, é tão fácil roubar as suas informações através de redes não seguras que, por vezes, os cibercriminosos instalam hotspots com wi-fi maliciosos em zonas de grande tráfego, como os aeroportos, com a intenção de obter as informações dos utilizadores. É por isso que, se tiver de se ligar quando está fora, deve utilizar apenas redes wi-fi seguras e bem anunciadas.

Normalmente, pode saber se utilizam encriptação porque exigem uma palavra-passe para aderir. Se tiver de fazer alguma operação confidencial online, como verificar o saldo da sua conta bancária ou fazer uma compra, tente limitar-se a Web sites que comecem por “HTTPS” em vez de apenas “HTTP”. O “S” significa seguro e indica que o site utiliza encriptação para proteger os seus dados. Pode também procurar um ícone de cadeado verde no início do endereço do browser, o que indica que a ligação ao Web site é segura. Se estiver no seu telemóvel, pode ignorar completamente a rede wi-fi e ligar-se utilizando a rede celular. É um pouco mais seguro, uma vez que é mais difícil para os cibercriminosos descobrirem os seus dados individuais a partir de outras pessoas na rede.

Se viaja muito, considere investir numa rede privada virtual (VPN), que é um software que lhe permite criar uma ligação segura a outra rede através da Internet. Qualquer pessoa que possivelmente esteja a tentar espiá-lo só verá que está ligado à VPN, e não o que está a fazer. Claro que o mais importante é lembrar-se que a utilização de wi-fi público é sempre arriscada e requer alguns passos extra para proteger os seus dados.

Mais dicas para o ajudar a manter-se seguro numa rede wi-fi pública:

  • Pense duas vezes antes de se ligar a qualquer rede wi-fi pública, especialmente se esta não exigir uma palavra-passe para aderir.
  • Evite utilizar computadores públicos gratuitos. Por vezes, os cibercriminosos colocam computadores comprometidos em hotspots com wi-fi legítimos com a intenção de espalhar malware ou roubar os seus dados.
  • Tente guardar as transações confidenciais, como operações bancárias e compras online, para as suas redes seguras de casa ou do trabalho.
  • Se utilizar uma rede pública, opte por sites que comecem por “HTTPS” para saber que são seguros. A extensão do browser HTTPS Everywhere pode direcioná-lo para páginas encriptadas, quando disponíveis. Além disso, procure o ícone do cadeado verde na barra de endereço do browser.
  • Quando utilizar o seu computador portátil, certifique-se de que desativa a “partilha” das suas pastas e dispositivos para que mais ninguém na rede lhes possa aceder. Uma rápida pesquisa na Internet pode indicar-lhe como fazer isto no seu sistema operativo.
  • Utilize um software de segurança completo e mantenha-o atualizado. Se o seu software incluir uma firewall, certifique-se de que está ativa.
Experimente o McAfee Total Protection

Junte-se a mais de 600 milhões de utilizadores que confiam no McAfee Total Protection para se manterem seguros on​​line.

FacebookLinkedInTwitterEmailCopy Link

Mantenha-se atualizado

Siga-nos para se manter atualizado sobre a McAfee e ficar por dentro das mais recentes ameaças à segurança móvel e do consumidor.

FacebookTwitterInstagramLinkedINYouTubeRSS

Mais de Privacidade e proteção de identidade

Back to top