Acha que o seu email foi hackeado e comprometido não sabe o que fazer?. Respire fundo e passe à ação para recuperar a sua conta de email. Por que motivo os hackers atacam contas de email? Na realidade,a sua conta de email é um tesouro valioso. Há uma grande probabilidade de conter anos de correspondência com amigos e familiares, juntamente com muitas mensagens de email de bancos, lojas online, médicos, fornecedores, contactos empresariais, e muito mais. Resumidamente, o seu email contém uma enorme quantidade de informações pessoais num único local, o que torna a sua conta de email o prémio máximo para hackers. Continue a ler para conhecer os passos necessários para saber se o email foi hackeado e recuperar o controlo do seu email, juntamente com algumas medidas que pode implementar para evitar que o email seja invadido.
Não consegue iniciar sessão no seu email: será que foi comprometido?:
Esta é óbvia. Vai verificar as suas mensagens de email e descobre que a combinação do seu nome de utilizador e palavra-passe foi rejeitada. Tenta novamente, porque sabe que está a utilizar a palavra-passe correta, e mesmo assim não consegue. A sua palavra-passe pode ter sido obtida por parte de um hacker, que depois iniciou sessão no seu email e alterou a palavra-passe, para que não consiga aceder, obtendo o controlo da sua conta.
Um dos seus contactos pergunta-lhe: “Esta mensagem de email foi mesmo enviada por si?”. Será que foi vítima de roubo de identidade?
Frequentemente, os hackers comprometem contas de email para distribuir malware em larga escala. Ao enviarem mensagens de forma massiva a toda a lista de contactos existente no email invadido, podem alcançar dezenas, ou até mesmo centenas, de outras pessoas com uma mensagem de email falsa e que pode incluir um anexo infetado com malware. E, sem dúvida, algumas dessas mensagens de email podem parecer um pouco estranhas. Não parecem nada da pessoa que estão a tentar imitar, ao ponto de alguns dos seus contactos poderem perguntar se a mensagem de email foi mesmo enviada por si ou se se trata de um email de um hacker. Por outro lado, esta é uma boa razão para nunca abrir anexos de que não estava à espera. Da mesma forma, se receber uma mensagem de email um pouco estranha de um amigo ou contacto comercial, informe-os. Poderá ser a primeira indicação de que o respetivo email foi comprometido.
Desempenho do dispositivo lento e irregular: será um sinal de que há hackers a tentar invadir o seu email?
Um dispositivo lento pode ser, em geral, um sinal de malware. O malware normalmente consome muitos recursos e diminui o desempenho do sistema, o que pode fazer com que o seu dispositivo tenha um desempenho reduzido, se desligue e volte a ligar de repente, ou até mesmo aquecer o dispositivo. Em alguns casos, o malware está a recolher toques nas teclas do computador ou toques no telefone para obter informações, como nomes de utilizador e palavras-passe, para que hackers possam assumir o controlo das contas associadas aos mesmos, como o seu email, e também das suas contas bancárias. Por isso é que a proteção de email e a proteção de identidade são tão importantes. Também é fundamental mantê-las atualizadas automaticamente, para ter uma proteção contra roubo de identidade e outras ameaças mais recentes.
O que devo fazer se o meu email for hackeado?
1) Altere as suas palavras-passe:
Altere a palavra-passe da sua conta de email. Utilize uma palavra-passe forte e única e não reutilize uma palavra-passe de outra conta. Em seguida, atualize as palavras-passe de outras contas se utilizar as mesmas palavras-passe ou palavras-passe semelhantes nessas contas. (Os hackers contam que as pessoas utilizem palavras-passe mais simples e idênticas e que reutilizem palavras-passe em geral.) Um gestor de palavras-passe que esteja incluído num software de proteção de email e identidade abrangente pode fazer esse trabalho por si.
2) Utilize um serviço para recuperar email do seu fornecedor de email, se necessário:
Caso não tenha acesso à sua conta e ache que um hacker alterou a palavra-passe, é provável que o seu fornecedor de email disponibilize uma página Web para poder recuperar o email em caso de perda ou roubo de uma palavra-passe. (Por exemplo, o Google disponibiliza esta página aos utilizadores do Gmail e dos seus outros serviços.) Este é um bom motivo para manter atualizadas as suas perguntas de segurança e informações de contacto alternativas no seu fornecedor, pois esta é a principal forma de recuperar o controlo da sua conta de email.
3) Envie uma mensagem aos contactos no seu email:
Como mencionado acima, uma parte considerável da estratégia dos hackers é obter acesso ao livro de endereços de contas de email e distribuir malware para as outras pessoas. Envie uma mensagem a todos os contactos do seu email o mais rapidamente possível e informe-os de que o seu email foi invadido. E se o tiver feito, informe-os de que alterou a palavra-passe da sua conta para estar novamente protegida. Do mesmo modo, alerte-os de que não devem abrir quaisquer mensagens de email ou anexos enviados por si no período em que o seu email esteve comprometido, pois podem ser mensagens de email de um hacker.
4) Analise a existência de malware e vírus no seu dispositivo:
Como também foi mencionado acima, há várias formas de os hackers obterem informações sobre o seu email e uma delas é a utilização de malware. Execute uma análise de vírus completa no seu dispositivo com um software de proteção online abrangente para garantir que o seu dispositivo está livre de malware. Configure a execução automática de uma análise periódica se ainda não o fez. Assim, ajuda a manter a limpeza a longo prazo.
5) Verifique as suas outras contas:
Por vezes, um ataque grave pode provocar outro. Se alguém tiver acesso ao seu email e a todas as mensagens que este contém, poderá ter o que precisa para efetuar mais ataques. Dê uma vista de olhos às suas outras contas de serviços bancários, financeiros, redes sociais e outros serviços que utiliza e preste atenção a qualquer atividade invulgar.
Panorama global: preste atenção ao roubo de identidade
Em termos gerais, a sua conta de email é uma das várias peças que compõem o panorama global da sua identidade online. Outras peças importantes incluem as suas contas bancárias online, contas de compras online, e muito mais. É inquestionável a importância de prestar atenção às mesmas para manter uma proteção de identidade. Em seguida, verifique o seu relatório de crédito para detetar quaisquer sinais de atividade invulgar. O seu relatório de crédito é uma ferramenta poderosa para detetar roubo de identidade. E, em muitos casos, é gratuito. Nos EUA, a Lei da Informação de Crédito Justo (Fair Credit Reporting Act– FCRA) obriga as principais agências de crédito a disponibilizar-lhe uma verificação de crédito gratuita pelo menos uma vez a cada 12 meses. O Canadá disponibiliza este serviço, e o Reino Unido também disponibiliza a possibilidade de receber relatórios gratuitamente, tal como outros países. Verificar o seu relatório de crédito é uma ótima ideia, mesmo que não tenha suspeitas de algum problema. Para além de prestar atenção à sua identidade, também a pode proteger. A proteção de identidade online, tal como a nossa, pode fornecer monitorização permanente dos seus endereços de email e contas bancárias com um seguro de roubo de identidade de até 1 milhão de dólares se a sua identidade ficar comprometida. Além disso, pode alocar um profissional de recuperação de identidade ao seu caso, no caso de necessitar de assistência na sequência de um ataque ou fuga de dados. Dar um passo como este pode, em primeiro lugar, ajudar a manter a sua proteção de email e de identidade e contribuir para que a sua conta de email fique mais segura contra muitas outras ameaças.