Os perigos do vírus de computador: proteja os seus dispositivos

Um vírus de computador é um programa malicioso que penetra em dispositivos vulneráveis para alterar o seu funcionamento. Existem muitos tipos de vírus e estão constantemente a ser criados novos. Isto significa que precisa de ter um plano de segurança robusto para lidar com estas ameaças em constante evolução.

A replicação é a caraterística singular que torna os vírus tão perigosos para os computadores. Uma vez dentro do programa anfitrião, o vírus começa a fazer cópias de si próprio. Muitas vezes espalha-se rapidamente e pode causar danos generalizados a outros programas de software dentro de um dispositivo. Pode mesmo espalhar-se pelas redes e chegar a qualquer sistema ligado à rede, danificando outros dispositivos terminais e assumindo o controlo total de todo o sistema. O vírus pode ser difícil de eliminar depois de ter acesso ao sistema.

O que é um vírus de computador?

Um vírus de computador é um programa ilegal, nocivo ou malicioso que pode alterar a forma como o seu computador funciona e se comporta. Alguns destes programas procuram causar o máximo de danos possível aos dispositivos terminais que infectam, como alterar programas de software ou corromper dados.

Outros vírus tentarão obter acesso a informações confidenciais. Estas informações podem incluir dados de identificação pessoal, números de cartões de crédito, informações bancárias, moradas e outros dados financeiros. Outros vírus tentarão roubar informações e também causar danos ao seu sistema.

Quais são as causas das infeções por vírus de computador?

A melhor forma de detetar, bloquear e evitar os vírus de computador é saber de onde vêm ou o que os provoca. Depois de responder à pergunta “o que é um vírus de computador?”, o passo seguinte é identificar os seus tipos. Eis algumas das causas mais comuns dos vírus de computador:

  • Abrir anexos de correio eletrónico suspeitos
  • Ligar dispositivos de armazenamento externos ou amovíveis não seguros (por exemplo, unidades flash, discos rígidos externos, cartões de memória)
  • Aceder a Web sites maliciosos
  • Clicar em anúncios maliciosos
  • Transferir aplicações maliciosas e não licenciadas

Como é que um vírus de computador espalha a infeção?

Os vírus de computador têm muitas caraterísticas e comportamentos que mostram sinais de uma infeção, por isso, se houver alterações súbitas no desempenho do seu computador, analise-o imediatamente. Um vírus começa por ser um programa malicioso que necessita de um computador ou dispositivo anfitrião para ser iniciado. Pode incorporar o seu código no dispositivo. A partir daí, pode transformar-se em muitas variações.

Estes vírus podem entrar no sistema quando abre uma ligação ou um anexo de e-mail que contém um código malicioso, por exemplo. Muitos vírus infectam diretamente o seu sistema com códigos maliciosos através de diferentes meios. Os vírus dependentes precisam de ser transferidos e instalados através de um programa anfitrião. Se o vírus necessitar de um programa anfitrião, não se tornará ativo até que o programa seja iniciado.

Mas se o vírus for independente, não precisará de um programa anfitrião. Este tipo de vírus pode atacar sistemas sem utilizar os recursos de um anfitrião. Os danos causados por estes vírus podem ser significativos. Algumas estimativas apontam para milhares de milhões de dólares por ano – 4,5 mil milhões de dólares em domicílios familiares e 55 mil milhões em locais de trabalho e empresas.

Estima-se que o custo global das infeções e danos causados por malware atinja os 6 biliões de dólares até 2021. Este enorme custo potencial, bem como as repercussões mentais e emocionais a nível pessoal, são excelentes razões para se manter afastado de quaisquer sites, ligações, anexos, vídeos, imagens ou ficheiros que possam estar infectados com um vírus de computador.

Os vírus de computador podem entrar no sistema através de fontes fidedignas?

Muitos vírus podem entrar no sistema quando o utilizador do computador clica numa ligação não segura. Mas outros vírus podem entrar no sistema a partir de uma transferência legítima. Podem até entrar furtivamente no sistema sem serem detetados quando o utilizador instala software que, de outra forma, seria seguro. Se o vírus se conseguir ligar a um software durante a instalação, pode entrar nos níveis mais profundos do computador e aí permanecer sem ser detetado.

Quando os danos são visíveis, pode ser demasiado tarde para fazer alguma coisa. Alguns programas visam a conta de e-mail do utilizador, mesmo que a ligação ou anexo malicioso pareça vir de uma fonte fidedigna. Alguns programas podem entrar sorrateiramente no sistema e evitar a deteção, mesmo para utilizadores de computador experientes com programas de software licenciados.

É por isso que a prevenção da infeção é a melhor forma de atuar. Monitorize o seu comportamento online e evite quaisquer sites ou ligações potencialmente infetados. O software antivírus também pode ajudar o proprietário do computador a analisar o sistema e a detetar quaisquer programas maliciosos.

Quais são os tipos mais comuns de vírus de computador?

Os vírus de computador podem comprometer o seu sistema e toda a informação no seu disco rígido.

É por isso que é útil aprender sobre os tipos mais comuns de vírus de computador; esta informação pode ajudá-lo a identificar o melhor curso de ação a tomar. Saiba como garantir a sua privacidade e segurança, mesmo no pior dos cenários, aprendendo os comportamentos destes vírus e identificando a probabilidade de uma infeção.

Desta forma, notará imediatamente os primeiros sinais de infeção através do desempenho do seu dispositivo. Os vírus de computador mais comuns incluem os seguintes:

Cavalo de Troia

Este programa notório também é chamado simplesmente de trojan. Estes vírus parecem ter uma função benévola ou útil. No entanto, podem infligir danos assim que obtém acesso ao sistema, como o infame cavalo de madeira da Guerra de Troia.

Vírus de scripting da Web

Este é um tipo de vírus muito nocivo escondido na codificação de links, vídeos, anúncios ou código dentro de um Web site malicioso. Se o utilizador aceder a um site malicioso infetado, o vírus entrará no sistema e causará danos ao violar a segurança do browser.

Ficheiros infetados .exe

Este tipo de ficheiro pode infetar o computador quando o ficheiro é iniciado. No entanto, este vírus só pode ser executado depois de o ficheiro ser iniciado. A maioria dos vírus infeciosos de ficheiros apenas se replicam e propagam, ocupando espaço de armazenamento, mas outros danificam programas anfitriões e aplicações licenciadas.

Worm de computador

Os worms de computador podem ter origem em vulnerabilidades de software, anexos de correio eletrónico maliciosos ou mensagens instantâneas de Web sites de redes sociais. Estes programas nocivos podem replicar-se e infetar redes inteiras de computadores sem a permissão do utilizador ou qualquer interação humana. Após a replicação, podem roubar informações, corromper ficheiros confidenciais ou alterar as definições do sistema informático.

Malware

Malware é um termo genérico de computador que se refere a algum tipo de programa que é malicioso. Como um termo abrangente, os vírus de computador são também considerados malware. Os tipos mais comuns de malware incluem spyware, adware, trojan e worms de computador. Podem roubar informações, danificar tecnologias de hardware e software ou monitorizar os utilizadores.

O spyware, um dos tipos mais perigosos de malware, pode observar as atividades do utilizador online ou offline. Pode monitorizar atividades privadas, como a navegação na Web e as compras online. Os hackers que executam spyware podem ter meios para ver as suas palavras-passe e informações de contas bancárias.

Detetar um vírus

A deteção precoce é uma das defesas vitais contra um vírus de computador, depois da prevenção ativa. Um sinal comum de um computador infetado é um sistema operativo lento. Outros sinais podem incluir o lançamento de programas sem serem solicitados.

O spam de e-mail também pode ser um sinal de um vírus que pode gerar e-mails indesejados e enganadores na sua caixa de entrada. A instalação e execução de um programa antivírus pode ajudá-lo a analisar o seu computador, localizar o vírus, removê-lo ou colocá-lo em quarentena. Pode executar uma análise manual, regular ou profunda, dependendo do desempenho e do comportamento do seu computador.

Sugestões para evitar vírus de computador

A prevenção é a melhor solução quando se trata de qualquer tipo de vírus. A prática das precauções universais não o obriga a passar pelo complicado processo de deteção, isolamento e eliminação do vírus. As precauções universais significam simplesmente que melhora as suas camadas de segurança offline e online, para que possa navegar na Internet sem preocupações.

Significa também que adota todos os melhores comportamentos de navegação necessários para manter o seu computador seguro, como proteger as suas palavras-passe e detalhes financeiros e evitar sites de aspeto suspeito. Em termos de comportamento online específico, isso significaria ajustar as suas ações e comportamentos quando acede a Web sites, abre mensagens e transfere aplicações. Alguns deles podem parecer legítimos, mas na realidade contêm códigos maliciosos.

A observância das precauções mais básicas evitará muitas infeções. Comece com esta lista de sugestões para proteger o seu computador e os seus dados pessoais contra os vírus de computador:

Atualize o seu sistema regularmente

Certifique-se de que atualiza o sistema operativo, o browser e os programas instalados. As atualizações incluem frequentemente funcionalidades de segurança adicionais concebidas para proteger o seu computador contra as ameaças mais recentes. Os vírus podem normalmente encontrar um ponto de entrada num browser, sistema operativo ou aplicação de software desatualizado. Verifique regularmente as atualizações de software sempre que possível ou permita que o seu dispositivo atualize automaticamente os programas e sistemas de software.

Mantenha-se alerta

Presuma sempre o pior quando se trata de ligações e anexos de fontes desconhecidas. Os hackers e os autores de malware podem utilizar o clickbait para atrair os utilizadores da Internet a clicar numa ligação suspeita. Esta ação irá transferir o vírus para o sistema do utilizador.

Verifique o URL

O localizador universal de recursos, ou URL, é o endereço Web no topo de cada página Web. Se clicar numa ligação suspeita, esta pode apresentar um URL suspeito. Os URLs legítimos começam com “https” em vez de apenas “http” como prova de que estão encriptados e podem proteger informações confidenciais. Quando aceder a um Web site, verifique sempre o URL e os protocolos de privacidade do Web site.

Instale e utilize funcionalidades de segurança

Muitos programas antivírus e anti-malware foram concebidos para proteger o seu computador contra ameaças. No entanto, também é importante obter o tipo certo de proteção para o seu sistema. Confie apenas em produtos de software com uma reputação estabelecida e transfira sempre aplicações diretamente do Web site principal da empresa, marca ou produto. Se não quiser ir muito longe, talvez queira ver as funcionalidades oferecidas pela família de produtos de segurança da McAfee. Pode começar com a avaliação de segurança gratuita da McAfee ou com o Total Protection para saber qual o produto de segurança exato de que o seu computador necessita.

Atualize o seu software antivírus

Um software antivírus sabe sempre o que é um vírus de computador, por isso certifique-se de que está sempre atualizado. As versões atualizadas melhoram as funcionalidades de segurança, corrigindo quaisquer áreas de segurança vulneráveis do seu dispositivo e programas de software.

Também podem lidar com as mais recentes ameaças cibernéticas e programas de malware. Estão constantemente a ser criados novos vírus, por isso apoie o seu software antivírus com as precauções universais que mencionámos anteriormente.

A prevenção continua a ser a melhor linha de defesa contra os vírus de computador e outro software malicioso.