O que é o jailbreak?
Quando utiliza um telemóvel Android, pode transferir aplicações fora da loja Google Play. Embora transferir e instalar aplicações de lojas de terceiros possa ser arriscado, muitos utilizadores preferem fazer esta opção quando uma aplicação não está disponível na loja Google Play. Em comparação, a Apple não permite que lojas de aplicações e aplicações de terceiros sejam utilizadas em dispositivos iPhone.
Este modelo de mundo fechado significa que está limitado às aplicações disponíveis na App Store. Para contornar esta limitação, os utilizadores podem desbloquear os dispositivos iPhone. Ao dar este passo, abre um leque de possibilidades que antes não estavam disponíveis. Se é proprietário de um equipamento Apple e pretende saber mais sobre este processo, este guia oferece uma visão aprofundada sobre o que é o jailbreak, os seus prós e os seus contras e como pode reparar um telemóvel com jailbreak.
O que é o jailbreak?
O jailbreak consiste num processo de desbloquear um dispositivo de mundo fechado para obter acesso total ao seu sistema operativo e à sua conta de administrador. O acesso total permite ao utilizador remover ou modificar as restrições de software impostas pelo fabricante. O termo jailbreak refere-se normalmente aos dispositivos iPhone da Apple, uma vez que são os telemóveis mais bloqueados disponíveis no mercado.
O jailbreak tornou-se popular porque os primeiros modelos de iPhone têm muitas restrições de aplicações. Nessa altura, a App Store ainda não existia e a AT&T era o único operador que suportava a Apple. Atualmente, quase todas as operadoras e aplicações licenciadas são compatíveis com os dispositivos iPhone.
O que acontece se fizer um jailbreak ao seu iPhone
Muitos utilizadores fazem o jailbreak de dispositivos Apple porque querem que este seja tão aberto como os dispositivos Android, o que é certamente possível através do jailbreak. Quando um telefone é desbloqueado, pode instalar aplicações não licenciadas pela Apple e personalizar a interface do telefone.
Embora os modelos de iPhone da Apple sejam os principais dispositivos que podem ser desbloqueados, também é possível que as consolas de jogos e dispositivos semelhantes passem pelo processo de desbloqueio. Sob a marca Apple, os dispositivos iPad e iPod Touch também podem ser desbloqueados.
Este processo não elimina as caraterísticas principais do dispositivo, mas aplica novos códigos para desbloquear caraterísticas e funcionalidades adicionais. → Aprofunde-se: como o jailbreak ou o root afetam a segurança do meu dispositivo móvel?
O jailbreak é legal?
O jailbreak geralmente não é ilegal na maioria dos países, mas lembre-se de que os legisladores alteram as leis sobre jailbreak a cada poucos anos. O processo de jailbreak dos telemóveis só se tornou legal em 2010. Esta política, no entanto, não significa que seja legal instalar aplicações obtidas ilegalmente.
Se quiser fazer o jailbreak do seu dispositivo, é importante compreender que a Apple não apoia diretamente este processo. No entanto, também não irá intentar uma ação judicial contra quem decidir desbloquear o seu dispositivo.
O jailbreak é perigoso?
O jailbreak não é necessariamente seguro e pode aumentar a possibilidade de riscos de segurança entrarem no seu telemóvel. A App Store não vai e não pode examinar quaisquer aplicações que transfira e instale num dispositivo com jailbreak, o que significa que está a correr um risco só por transferir as aplicações em questão.
Dependendo do local de onde a aplicação é transferida, é sempre possível que a aplicação contenha um vírus ou malware que possa infetar o seu telefone e possivelmente roubar os seus dados. O seu telemóvel também deixará de receber atualizações regulares do iOS, podendo ficar exposto a algumas das mais recentes ameaças de cibersegurança.
Possíveis riscos de segurança associados ao jailbreak
A Apple sabe perfeitamente o que é o jailbreak e acredita que este viola diretamente os termos e condições com que concordou quando comprou o telemóvel. A principal razão pela qual a Apple é contra esta prática é que abre o seu telemóvel a vários riscos diferentes, que incluem:
- Uma duração reduzida da bateria
- Possíveis congelamentos e falhas causados porque o telemóvel se torna menos estável
- Vulnerabilidades de segurança
- Problemas de estabilidade
Vantagens do jailbreak
Apesar dos riscos inerentes ao processo de jailbreak, os utilizadores realizam este processo por uma razão. O desbloqueio do Apple iPhone traz-lhe várias vantagens notáveis. As vantagens vão desde a instalação de aplicações não autorizadas até um maior controlo sobre o telefone.
Pode instalar e utilizar aplicações que não estão autorizadas
Devido a possíveis problemas de segurança, a Apple não aprova todas as aplicações para a sua App Store. Quando faz o jailbreak de um telemóvel, tem a opção de transferir e instalar aplicações que não estão disponíveis na App Store. Estas aplicações não autorizadas podem ser qualquer coisa, desde ferramentas de rede a jogos.
As aplicações que estão pré-instaladas no seu telemóvel podem ser removidas
Uma vantagem frequentemente negligenciada de desbloquear um telemóvel é que poderá livrar-se de aplicações pré-instaladas que nunca utiliza. Aplicações como o Centro de jogos e o Apple Watch são consideradas aplicações predefinidas que, normalmente, não podem ser eliminadas. Se preferir utilizar programas fora da App Store, a eliminação de aplicações pré-instaladas pode libertar espaço para as aplicações que prefere.
Terá mais controlo sobre o telefone
Os modelos de iPhone da Apple têm todos um aspeto e um toque semelhantes, o que, na opinião da Apple, permite uma forte imagem de marca. Embora este tipo de marca unificada possa beneficiar a Apple, não lhe permite personalizar facilmente o seu dispositivo.
Se decidir fazer o jailbreak do seu iPhone, pode adicionar menus, ícones e fundos de ecrã que não estavam disponíveis anteriormente. Em vez da Apple, será tecnicamente o administrador do dispositivo da sua escolha. Os utilizadores com telemóveis com jailbreak também terão um acesso mais alargado ao sistema de ficheiros do dispositivo.
Desvantagens do jailbreak
Apesar de o jailbreak de um iPhone da Apple ter algumas vantagens distintas, existem também inúmeras desvantagens que deve compreender antes de avançar com o processo.
O seu telefone não é atualizado automaticamente
O problema mais proeminente que advém da utilização de um iPhone com jailbreak é o facto de não receber atualizações automáticas do iOS. Estas atualizações foram concebidas, em primeiro lugar, para melhorar as funcionalidades de segurança do seu telemóvel. Quando estas atualizações não ocorrem, o seu dispositivo torna-se cada vez mais suscetível a vírus, malware e outras ameaças de cibersegurança.
Embora cada grande atualização do iOS acabe por ser desbloqueada, estas atualizações não estarão disponíveis durante um longo período. → Aprofunde-se: atualização do iPhone, aplique-a agora se ainda não o fez
A garantia do telemóvel é anulada
A garantia do seu iPhone é automaticamente anulada quando faz o jailbreak, o que significa que a Apple pode recusar o serviço se precisar de reparar o seu telefone. Como tal, terá de tentar reparar o aparelho por si próprio ou levá-lo a uma loja de reparação de telemóveis não afiliada.
O seu dispositivo pode falhar com mais frequência
Uma das principais razões pelas quais a Apple não apoia o jailbreak é o facto de só permitir aplicações e funcionalidades que tenham sido testadas exaustivamente antes do lançamento. Quando transfere aplicações que não estão disponíveis na App Store, estas aplicações continuam a ter acesso a muitas facetas do seu iPhone, o que piora a estabilidade e aumenta a probabilidade de ocorrerem falhas.
Poderá perder o acesso a determinados serviços e conteúdos
Embora o jailbreak de um telemóvel tenha sido concebido para fornecer aos utilizadores acesso a mais aplicações e funcionalidades, este processo pode fazer com que perca o acesso a alguns serviços e conteúdos fornecidos pelo fabricante. Descobriu-se que aplicações como o FaceTime, o iCloud, o iMessage e o Apple Pay podem não funcionar como pretendido em dispositivos com jailbreak.
É provável que surjam problemas de segurança
A principal razão pela qual deve evitar desbloquear o seu iPhone deve-se a questões de segurança. Uma vez que a plataforma iOS é fechada, é considerada altamente segura. Ao fazer o jailbreak de um iPhone, terá a possibilidade de transferir aplicações de terceiros que podem conter vírus ou outras ameaças.
Uma vez que deixará de receber atualizações regulares do iOS, não obterá as funcionalidades de segurança e os avanços que outras utilizações receberiam. → Aprofunde-se: as aplicações de terceiros são para si? A possível entrada de vírus, malware ou spyware expõe o seu telemóvel a graves danos e ameaças à cibersegurança. Depois, terá de saber como remover os vírus do seu iPhone quando isto acontecer.
Dicas para reparar um telemóvel com jailbreak
Se já efetuou o processo de jailbreak no seu iPhone da Apple, mas não gosta dos riscos inerentes, pode tomar medidas para reverter este processo. Eis os passos para reverter um jailbreak:
- Ligue o iPhone a um Mac ou PC com o cabo USB adequado
- Inicie o programa iTunes no seu computador
- Desbloqueie o iDevice e desative a funcionalidade Desbloquear o meu iPhone
- Vá a Definições antes de tocar em seu nome e selecionar iCloud
- Clique na funcionalidade Encontrar o meu iPhone e alterne esta funcionalidade para “Desligado”. Para concluir este passo, terá de introduzir o ID Apple e a palavra-passe da sua conta.
- Selecione o iDevice no iTunes quando este surgir.
- Dirija-se ao painel Resumo e, em seguida, selecione o botão Restaurar.
- O seu dispositivo será reiniciado e ser-lhe-á pedido que o restaure diretamente a partir de uma cópia de segurança que tenha criado. Se tiver uma cópia de segurança no iCloud, pode restaurar o seu dispositivo a partir deste ficheiro.
- Quando este processo estiver concluído, o seu Apple iPhone será restaurado para as definições de fábrica.
Considerações finais
O desbloqueio de um iPhone irá expandir a funcionalidade do seu dispositivo e dar-lhe acesso a aplicações e funcionalidades que não se encontram na App Store. No entanto, completar este processo também pode abrir o dispositivo a ameaças de cibersegurança, razão pela qual é altamente recomendável que só faça o jailbreak de dispositivos iPhone ou de qualquer dispositivo de mundo fechado se compreender os riscos envolvidos nesse processo.
Se quiser saber mais sobre cibersegurança, incluindo como melhorar a segurança do seu dispositivo e evitar ciberameaças, procure a ajuda da McAfee. Temos o tipo de proteção necessário para o seu dispositivo iOS para o proteger a si e à sua vida digital.