O que é o roubo de identidade criminal?
O roubo de identidade é muito comentado nas notícias. Não é difícil perceber porquê – em 2012, mais de 16,6 milhões de americanos foram vítimas de roubo de identidade. O que a maioria das pessoas não sabe é que o roubo de identidade é muito mais do que apenas roubar o número do seu cartão de crédito.
Noutras publicações, falei sobre a forma como os ladrões utilizam a sua identidade para obter assistência médica gratuita ou a identidade do seu filho para pedir crédito. Hoje, quero apresentar-lhe outro tipo de roubo de identidade – roubo de identidade criminal – em que o criminoso usa a identidade de outra pessoa para fazê-la parecer culpada.
O roubo de identidade criminal envolve a falsificação de identidade e é o tipo mais grave de usurpação de identidade, além de ser o mais difícil de resolver. Não quer acabar como a personagem de Jason Bateman, Sandy Patterson, no filme Vigarista à Vista, cuja identidade foi roubada e usada por outra pessoa, levando-o a descobrir que devia muito dinheiro e tinha um mandado de captura. Basicamente, um ladrão apodera-se da sua identidade e assume-a como sua.
Mas em vez de usar a sua identidade para aceder à sua conta bancária ou pedir um cartão de crédito, o ladrão usa a sua identidade para cometer crimes e sair impune… Como? Podem fornecer as suas informações pessoais (como o seu nome, número de identificação ou data de nascimento) a agentes da autoridade durante uma investigação ou detenção.
Podem também utilizar as suas informações para criar uma identificação falsa para si próprios. O roubo de identidade criminal pode causar-lhe uma dor de cabeça muito desagradável. Um ladrão pode ser apanhado por uma infração de trânsito ou por um delito menor e assinar a multa com o seu nome. Depois, fica preso a pagar essas taxas e multas irritantes. Se um ladrão utilizar o seu nome ao ser preso por um crime, pode ficar com um registo criminal, o que afetaria a sua capacidade de arranjar emprego ou de comprar um imóvel.
Outro caso é quando o ladrão comete um crime utilizando a sua identidade e é emitido um mandado de captura contra si. Mas em vez de procurarem o criminoso, estão à sua procura. Pode ter um mandado de captura contra si e nem sequer saber!
O roubo de identidade pode ter consequências bastante drásticas. Eis algumas formas de se proteger contra esta forma terrível de roubo de identidade:
- Decomponha todos os documentos confidenciais. Isto pode impedir que os ladrões deitem a mão às suas informações pessoais.
- Comunique a falta de cartões de identidade. A maioria dos ladrões de identidade criminal obtém as suas informações através do roubo da sua carta de condução ou de outras informações de identificação pessoal (PII), como os números da segurança social ou os cartões do cidadão. Se comunicar o desaparecimento da sua carta de condução, as autoridades poderão assinalar o número da mesma. Assim, se outro condutor for parado pela polícia e apresentar a sua carta como sendo dele, poderá ser interrogado para fornecer mais informações
- Faça uma verificação de antecedentes sobre si próprio. Se achar que alguém pode estar a fazer-se passar por si, faça uma verificação dos seus antecedentes. Pode fazê-lo através de serviços online ou por um investigador privado.
- Consulte as bases de dados criminais nacionais e regionais. Pesquise o seu nome em bases de dados criminais, como a base de dados do PJ, para ver se tem um registo criminal.
Mantenha-se seguro!