Uma VPN (rede privada virtual) é uma ferramenta que oculta a localização geográfica do utilizador e protege a sua privacidade enquanto navega pela Internet. Fá-lo ao criar um túnel encriptado a partir da sua rede doméstica para o servidor de um fornecedor de VPN.

Quando contrata serviços de fornecimento de Internet, o seu fornecedor de serviços de Internet (ISP) atribui um endereço IP (Internet Protocol) ao seu equipamento (como o router e o modem). O seu endereço IP ajuda a comunicar com a Internet na sua maior abrangência ao permitir que um Web site que o utilizador visita saiba de onde vêm os dados e para onde os enviar.

Por outras palavras, o seu endereço IP permite que as empresas online saibam onde o utilizador se encontra. A maioria das empresas online armazena os endereços IP para fins de análise de dados, mas os cibercriminosos podem utilizar o IP do utilizador para monitorizar a sua atividade online, roubar as suas informações pessoais e visá-lo para esquemas fraudulentos.

Uma VPN redireciona a Internet do utilizador através do endereço de um servidor com um IP diferente do seu. Dessa forma, ninguém online consegue identificar o utilizador através da sua atividade na Internet. Uma VPN também encripta os seus dados da Internet para proteger as suas informações pessoais. No entanto, as VPN não se destinam apenas a computadores de secretária. Todos os tipos de dispositivos – desde iPads a Smart TVs – podem tirar partido de uma ligação por VPN. Se o utilizador for o tipo de pessoa que gere as finanças ou faça transações online através de um dispositivo móvel, será sensato obter uma VPN para se proteger.

Este artigo mostra-lhe como escolher e instalar uma VPN no seu iPhone. 

Porquê utilizar uma VPN?

Seguem-se alguns dos benefícios mais comuns de obter uma VPN como a VPN da McAfee:  

  • Uma VPN pode ajudá-lo a aceder remotamente à intranet do seu trabalho. Uma intranet é uma pequena subseção da Internet que não estabelece ligação à Internet geral. As empresas utilizam intranets – espaços onde poderão armazenar ficheiros importantes apenas para utilização interna – para que os funcionários tenham acesso rápido às ferramentas de trabalho da empresa e melhorem a comunicação.
  • Uma VPN utiliza encriptação de nível bancário para ocultar as informações pessoais e ações do utilizador dos cibercriminosos e publicitantes. Isto permite-lhe fazer compras, atividades bancárias e tudo o resto na Internet sem se preocupar com a possibilidade de alguém roubar as suas informações, mesmo que esteja a utilizar uma rede wi-fi pública.
  • Uma VPN consegue manter a privacidade da sua navegação. Fá-lo ao ocultar o seu endereço IP, pelo que a sua localização física, as suas informações de operações bancárias e as suas informações de cartão de crédito ficam protegidas enquanto navega. 

Como escolher um fornecedor de VPN

melhor VPN  para si depende da sua situação e do que planeia fazer online. O utilizador precisa de uma VPN que seja compatível com todos os seus dispositivos. Muitas VPN funcionam com Windows, Android, macOS, Linux e iOS. No entanto, nem todas as VPN são compatíveis com todos os sistemas operativos. Por exemplo, se tiver um iPhone, mas outra pessoa da sua casa tiver um Android, será importante escolher um fornecedor com uma aplicação tanto na Apple Store como na Google Play Store.

Considere as funcionalidades de que vai precisar:

  • Vai estar a viajar? Se viajar, obtenha uma VPN com localizações de servidor para onde vai.
  • Tem uma família grande com muitos dispositivos? Então, uma VPN à base de router será uma boa escolha.
  • Utilizará a VPN para atividades como streaming de filmes na Netflix e gaming? Vai querer uma VPN com muita velocidade e largura de banda. 

Mas tenha cuidado ao escolher o serviço de VPN. Alguns serviços de VPN gratuitos continuam a passar as suas informações para agências de publicidade. Se a privacidade online for o seu objetivo principal, quererá encontrar uma VPN que não armazene registos da sua atividade online nem passe os seus dados.

Os protocolos de VPN também são importantes e variam em termos de velocidade e segurança. Por exemplo, o protocolo de túnel ponto a ponto (PPTP) é um protocolo rápido, mas não é tão seguro como outros, por  exemplo, OpenVPN e Wireguard. Alguns fornecedores de VPN vão permitir que utilize diversos protocolos.  

Por fim, deve procurar uma VPN fácil de utilizar. Algumas VPN têm características práticas, como a configuração virtual e interfaces intuitivas que facilitam a utilização delas. Alguns fornecedores até disponibilizam uma versão de avaliação gratuita para testar a VPN antes de a comprar. Certifique-se de que a sua rede de VPN também tem uma equipa de suporte fiável para ajudar se tiver problemas. 

Como configurar uma VPN num iPhone

Vamos mostrar-lhe como concluir a configuração da VPN no seu iPhone nas próximas seções.  

Instale a aplicação de um fornecedor de VPN do iOS

Aceda à Apple Store do seu iPhone e procure a aplicação do fornecedor de VPN que escolheu. Toque em “Obter” e “Instalar” ou toque duas vezes para instalar a aplicação no seu telemóvel. 

Crie uma conta na  aplicação da VPN

Abra a aplicação da VPN. Crie uma conta nos serviços do fornecedor da VPN. Subscreva o serviço. 

Abra as configurações do iPhone e conecte-se à VPN

Terá de introduzir o seu  código de acesso depois de criar a conta para poder alterar as  definições de VPN no seu telemóvel e ativar a VPN.  Terá de configurar manualmente a sua VPN se precisar de aceder a uma rede privada numa empresa ou na escola. Eis como ativar manualmente uma VPN para funcionar no seu iPhone:

  1. Toque na aplicação “Definições” no ecrã inicial do seu iPhone.
  2. Selecione “Gerais”.
  3. Selecione “VPN”.
  4. Toque em “Adicionar configurações de VPN“.
  5. Toque em “Tipo” e selecione o tipo de protocolo de VPN que está a utilizar. Pode ser IKEv2, IPSec ou L2TP.
  6. Escreva uma descrição, o ID remoto e o servidor da VPN.
  7. Escreva o seu nome de utilizador e introduza a sua palavra-passe.
  8. Toque em “Manual” ou “Automático” para ativar o servidor proxy (se estiver a utilizar um).
  9. Toque em “OK”. 

Utilize a VPN no seu iPhone

Depois de ativar a VPN nas definições no seu iPhone, terá de a ativar quando a quiser utilizar. Eis como pode tornar a sua VPN ativa:

  1. Aceda à aplicação “Definições” no seu telemóvel .
  2. Entre em “Gerais”.
  3. Selecione “VPN”.
  4. Toque no comutador de estado da VPN para a ativar.

Não se esqueça de desativar a VPN quando não estiver a utilizá-la para que não consuma bateria. É particularmente importante desativar a VPN se estiver a utilizar um tarifário limitado do seu fornecedor.

Mantenha o seu dispositivo seguro com o McAfee Mobile Security

Uma VPN é uma ótima ferramenta para manter a sua ligação à Internet privada. Quando instala uma VPN no iPhone, pode desfrutar da Internet a partir de qualquer lugar sabendo que as suas informações pessoais têm uma camada adicional de proteção contra publicitantes e hackers.  A McAfee pode ajudar a manter a sua segurança online quer utilize um dispositivo Android quer utiliza um  dispositivo iOS. Com o McAfee Mobile Security, pode aceder a ferramentas de segurança de qualidade como uma VPN e a navegação segura. A nossa aplicação premiada permite-lhe ligar-se em segurança e sem problemas ao mundo digital e impedir que visitantes inesperados invadam o seu espaço digital.

Desfrute de uma das tecnologias de segurança mais abrangentes enquanto vive a sua vida online sem problemas.