Quando se trata de segurança na Internet, todos sofremos de uma condição conhecida como tendência para o otimismo. É a simples ideia de que nós, individualmente, não seremos afetados negativamente por um fator externo, comparativamente às outras pessoas. A mesma distorção mental acontece no mundo digital. Lemos muito sobre cibercrime e assumimos que as consequências desses ataques não nos irão atingir ou afetar. O problema é que isto é a tendência para o otimismo em ação, que alimenta o sucesso dos cibercriminosos.

Ninguém espera perder o controlo sobre a sua vida digital, mas isto acontece e pode acontecer-lhe a si. E a segurança das suas informações após um ciberataque está a tornar-se menos sustentável. Na realidade, o número total de amostras de malware cresceu quase 34% (mais de 774 milhões) nos últimos quatro trimestres, de acordo com o mais recente relatório de ameaças do McAfee Labs, atingindo máximos históricos no segundo trimestre de 2018. Felizmente, existem medidas proativas que pode tomar para se proteger contra os métodos de ciberataque mais ativos.

Ataques de phishing

Os cibercriminosos utilizam ataques de phishing para tentar enganá-lo e levá-lo a clicar numa ligação maliciosa ou a transferir um ficheiro malicioso. E têm boas hipóteses de ter êxito se forem persistentes. Isto porque os ataques de phishing tentam parecer fiáveis, provenientes de uma origem que a vítima conhece ou em que confia, como uma organização autorizada. É uma técnica comum e poderosa.

Alguns passos simples podem protegê-lo. Examine o endereço de envio de um e-mail se suspeitar de alguma coisa. Se não conhecer o remetente, ou se o conteúdo do e-mail não lhe parecer familiar, desconfie e evite interagir com a mensagem. Se não tiver a certeza, basta contactar o remetente aparente através de outro canal (como um telefonema ou uma conta de e-mail diferente) que tenha encontrado através da sua própria investigação.

Software não corrigido

O software não corrigido, não atualizado e antigo é, de longe, uma das vias de ataque mais exploradas. Isto porque estão constantemente a ser descobertas novas vulnerabilidades ou erros de software, que os cibercriminosos podem utilizar para comprometer um dispositivo. Quanto mais tempo o software ficar sem atualização, mais tempo têm os cibercriminosos para encontrarem estas vulnerabilidades e explorá-las.

A melhor forma de se manter um passo à frente dos cibercriminosos ativos é atualizar o software do seu dispositivo com a maior frequência possível. As atualizações contêm frequentemente correções de segurança que bloqueiam vias de ataque recentemente descobertas. Adotar um bom hábito de atualização também se está tornar-se cada vez mais crítico à medida que cada vez mais dispositivos acedem à Internet. Por falar nisso…

A Internet of Things

A Internet of Things, ou IoT, não diz apenas respeito a frigoríficos ou televisores ligados à Internet. Os dispositivos IoT incluem brinquedos, automóveis, relógios e até mesmo peças de vestuário. A disponibilidade de todos estes dispositivos significa que os cibercriminosos têm mais oportunidades do que nunca para encontrarem e explorarem vulnerabilidades em objetos do dia a dia.

Mas, mais uma vez, existem defesas fiáveis e proativas. Em primeiro lugar, certifique-se de que, se o seu dispositivo inteligente ou serviço necessitar de uma conta, utiliza uma palavra-passe complexa e exclusiva. Isto significa que deve utilizar números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas. Um gestor de palavras-passe pode ajudá-lo a criar palavras-passe fortes e exclusivas. Em segundo lugar, normalmente, se há software, há atualizações. Certifique-se de que está a par de quaisquer atualizações que estejam disponíveis para os seus dispositivos IoT e aplique-as assim que possível. Se tiver um dispositivo IoT que seja difícil de atualizar, como um termóstato, precisará de adotar uma abordagem mais holística. Procure serviços de segurança concebidos para uma casa ligada através de um router protegido com análises de segurança avançadas.

Por último, e esta é uma boa regra em geral, utilize uma solução de segurança abrangente para proteger o seu ambiente tecnológico. É muito maior do que pensa e cresce todos os dias com cada nova conta de utilizador, dispositivo IoT ou computador que utiliza.