Os malwares em celulares e outros dispositivos estão cada vez mais complexos. Por isso, nenhum dispositivo da sua família — seja Android, iPhone, PC ou Mac — está imune a um ataque externo. Nessa realidade, é possível até que já tenham sido infectados. Mas como você poderia saber?
Os hackers não param!
De acordo com estatísticas de 2021 do Identity Theft Resource Center (ITRC – Centro de recursos sobre roubo de identidade), o número de violações de dados relatadas aumentou 17% no ano passado. Além disso, conforme divulgado pela McAfee, os cibercriminosos foram rápidos em aproveitar o aumento da conectividade durante a pandemia ao longo de 2020. O McAfee Labs observou uma média de 375 novas ameaças por minuto, além de uma onda de hackers aproveitando a pandemia para enviar mensagens de phishing, aplicativos maliciosos, malware no celular ou em outros dispositivos e muito mais, disfarçados de campanhas relacionadas à COVID-19. Com a Black Friday e a Cyber Monday chegando, podemos esperar ainda mais ameaças novas.
Você já foi hackeado?
Geralmente, você sabe quando seu dispositivo está comprometido: as coisas ficam instáveis. No entanto, com os tipos de malware e vírus que circulam agora, há uma chance de você nem perceber. O malware ou vírus no celular pode estar trabalhando em segundo plano, enviando detalhes sobre o uso ou informações confidenciais para terceiros sem interromper outras funções. Portanto, fique atento a estes sinais indicadores.
Cinco sinais de malware ou vírus no celular
- Seu dispositivo está quente. Quando você acidentalmente baixa um malware, os componentes internos do seu dispositivo imediatamente começam a trabalhar mais para dar suporte ao malware ou vírus que foi incorporado. Isso pode fazer com que seu dispositivo fique quente ao toque ou até superaqueça.
- Tudo “parece estranho”. Assim como um vírus humano pode afetar todo o nosso corpo, um vírus digital pode afetar todas as áreas relacionadas ao desempenho de um dispositivo. Por exemplo: ele pode fazer com que os sites carreguem mais lentamente, causar falhas nos aplicativos ou fazer com que a bateria não mantenha a carga. O desempenho geral se mantém lento, não importa quantas vezes você reinicialize ou quantos arquivos grandes você exclua.
- Um aumento de pop-ups aleatórios e novos aplicativos. Se o seu dispositivo estiver com um malware ou vírus, você poderá notar um aumento nos pop-ups aleatórios (mais do que o normal). E, se você analisar melhor sua biblioteca de aplicativos, poderá até ver ícones de aplicativos que nunca baixou.
- Links fraudulentos enviados das suas contas. É comum que o malware obtenha acesso à sua lista de contatos e, em seguida, use seu telefone para enviar mensagens para seus amigos (uma tática poderosa projetada para espalhar malwares no celular para seus contatos, para os contatos deles e assim por diante). Isso pode acontecer por e-mail e, mais o que é mais comum, por meio das suas contas de redes sociais. Se você perceber esse ciclo, altere suas senhas imediatamente e verifique se há malware no celular. Eles podem estar funcionando em segundo plano em todos os dispositivos.
- Você recebe cobranças não autorizadas. Se você notar cobranças não autorizadas no cartão de crédito ou extrato bancário, investigue mais a fundo. Pode ser um aplicativo malicioso fazendo compras em seu nome ou um malware que pegou suas informações pessoais para fazer compras fraudulentas.
Formas de evitar malware no celular e proteger os dispositivos da sua família
- Fique em dia com as atualizações. Além de instalar um software de segurança abrangente para bloquear malware e vírus, não se esqueça de atualizar os recursos de segurança do seu dispositivo. As atualizações regulares incluem os recursos de segurança mais recentes, alguns dos quais foram desenvolvidos para impedir ataques específicos.
- Use senhas fortes e únicas. Cada dispositivo da família deve ter uma senha forte,além de um nome de usuário único. Isso significa que você deve alterar as configurações de fábrica imediatamente e agendar alterações de senhas periódicas para toda a família.
- Conheça seus aplicativos. Baixe apenas aplicativos de fontes confiáveis. Evite aplicativos de terceiros. Além disso, considere pesquisar as proteções do aplicativo e ler as avaliações antes de instalar. Uma prática recomendada é usar somente apps disponíveis na loja de aplicativos ou em lojas associadas verificadas. Também existem aplicativos para tirar vírus que ensinam como eliminar vírus do celular ou de outros dispositivos.
- Não clique em qualquer link. Vá com calma e observe o ambiente digital. O link parece suspeito? Golpes de phishing que carregam malware no celular e vírus em seus dispositivos geralmente vêm em e-mails, mensagens de texto ou por meio de seus círculos confiáveis de redes sociais.
- Bloqueie configurações e limite as permissões de aplicativos. Uma ótima maneira de bloquear malware no celular é aumentar a privacidade das contas e limitar as permissões dos aplicativos. Em vez de optar por “sempre ativo” nas permissões de um aplicativo, altere a configuração para que seja sempre necessário conceder permissão. Além disso, se um aplicativo solicitar acesso aos seus contatos ou se conectar a outros aplicativos em seu ecossistema digital, recuse. Sempre que permite que um aplicativo se conecte a diferentes ramificações da sua pegada digital, você entrega dados pessoais e se expõe a novos riscos.
- Limpe o histórico de navegação. Tire um tempo para analisar seu histórico e dados. Se você notar um link suspeito, exclua-o. Para limpar o histórico de navegação, selecione seu navegador e clique em “limpar histórico e dados do site”.
Próximos passos
Há várias coisas que você pode fazer se descobrir malware no celular ou em outro dispositivo da sua família
- Instale um antimalware para celular ou para computador que ajude a identificar o malware. Assim, você pode remover malware do celular ou do computador, limpar o dispositivo e ficar protegido.
- Exclua qualquer aplicativo que você não tenha baixado, mensagens que representem riscos, seu histórico de navegação e o cache.
- Em algumas situações, o malware permite que você limpe e restaure seu dispositivo (Apple ou Android) para as configurações originais. Antes de fazer isso, entretanto, faça backup de todas as fotos e documentos importantes na nuvem. Também existem aplicativos para remover vírus em um dispositivo Android ou Apple. Procure um antimalware para celular.
- Depois de limpar seus dispositivos, não se esqueça de alterar as senhas.
O aumento de ataques de malware no celular ou em outros dispositivos traz uma lição clara para toda a família. Se quisermos continuar a aproveitando os benefícios de uma vida conectada, também devemos trabalhar juntos em casa para tornar a segurança e a privacidade on-line uma prioridade diária.