O que é uma VPN (rede privada virtual)? E como você pode usá-la para garantir que seu tempo online seja mais seguro e privado também?
O que é uma VPN e como ela pode me proteger?
Uma VPN é um aplicativo que você instala no seu dispositivo para ajudar a manter seus dados seguros enquanto navega na Internet. Quando você ativa o aplicativo VPN, seu dispositivo faz uma conexão segura com um servidor VPN que roteia o tráfego da Internet. Com segurança. Isso mantém sua atividade online privada em qualquer rede, protegendo-a de olhares curiosos.
Portanto, enquanto estiver numa VPN, você pode navegar e fazer transações bancárias com a confiança de que suas senhas, credenciais e informações financeiras estão seguras. Se algum agente mal-intencionado tentar interceptar seu tráfego da Web, ele verá apenas conteúdo distorcido graças à funcionalidade de criptografia da VPN.
Uma VPN muda meu endereço IP?
Cada conexão à Internet recebe um conjunto exclusivo de números chamado endereço IP, que está vinculado a informações como localização geográfica ou a um provedor de serviços de Internet (ISP). Uma VPN substitui seu endereço IP real fazendo parecer que você se conectou à Internet no local físico do servidor VPN, em vez de seu local real. Esse é apenas um dos motivos pelos quais tantas pessoas usam VPNs.
Como posso usar uma VPN para alterar meu endereço IP?
Para alterar seu endereço IP, basta abrir o aplicativo de VPN, selecionar a localização do servidor ao qual você quer se conectar e tudo pronto. Você navegará usando um novo endereço IP. Se quiser ter certeza de que seu IP foi alterado, abra um navegador, pesquise por “Qual é o meu endereço IP?” e escolha em um dos resultados.
Quando devo usar uma VPN?
Um caso ideal para ativar uma VPN é quando você está usando wi-fi público no aeroporto, em um café, em um hotel ou em qualquer outro lugar em que seja oferecido “wi-fi gratuito”. O motivo é que essas redes são abertas, e qualquer cibercriminoso com algum tipo de iniciativa pode acessar essas redes e, como resultado, coletar informações confidenciais. Uma pesquisa mostrou que 39% dos usuários da Internet em todo o mundo sabem que o wi-fi público não é seguro, mas alguns usuários ainda fazem transações bancárias, compras e outras coisas confidenciais no wi-fi público, apesar dos riscos conhecidos.
Além disso, você deve considerar sua privacidade. Você pode usar uma VPN para ajudar a impedir que os anunciantes o rastreiem. As pesquisas que você realiza e os sites que visita não serão rastreados até você, o que pode impedir que os anunciantes obtenham informações sobre seus hábitos online em geral. Além disso, alguns ISPs coletam o histórico de navegação de seus usuários e o compartilham com anunciantes e outros terceiros. Uma VPN também pode impedir esse tipo de coleta.
A VPN pode proteger meu histórico de navegação?
Uma VPN protege seu histórico de pesquisa por meio da conexão segura que você compartilha. Quando você pesquisa um site ou digita um URL na barra de navegação, seu dispositivo uma solicitação de DNS, que traduz o site para o endereço IP do servidor da Web. É assim que seu navegador pode encontrar o site e fornecer o conteúdo dele para você.
Ao criptografar suas solicitações de DNS, uma VPN pode ocultar seus hábitos e histórico de pesquisa daqueles que podem usar essas informações como parte da criação de um perfil sobre você. Esse tipo de informação pode ser usado de várias maneiras, desde a veiculação legítima de anúncios direcionados até a terrível engenharia social.
VPN, modo de navegação anônima e modo privado são a mesma coisa?
Observe que uma VPN é bem diferente e muito, muito mais abrangente do que usar o “modo privado” ou o “modo de navegação anônima” em seu navegador. Esses modos ocultam apenas o histórico de pesquisa de forma local no seu dispositivo, e não de outras pessoas na Internet, como ISPs e anunciantes.
Fico anônimo com uma VPN?
Não, uma VPN não deixa ninguém anônimo. Não totalmente, pelo menos. Esses modos ajudam a manter a segurança, mas seu ISP ainda sabe quando você está acessando a Internet. Eles só não podem ver o que você está fazendo, quais sites visita ou quanto tempo foi gasto em um site.
E quanto aos serviços como a retransmissão privada da Apple?
A retransmissão privada da Apple é similar a uma VPN, pois altera o endereço IP para que os sites visitados não saibam onde você está exatamente. Funciona em iOS e Macs como parte de uma assinatura do iCloud+. No entanto, há uma distinção importante: somente protege sua privacidade enquanto você navega com o navegador Safari.
De acordo com a Apple, isso funciona assim: quando a retransmissão privada está ativada, suas solicitações são enviadas por meio de duas retransmissões de Internet separadas e seguras. Seu endereço IP fica visível para o provedor de rede e para a primeira retransmissão, que é operada pela Apple. Seus registros de DNS são criptografados, de modo que nenhuma das partes pode ver o endereço do site que você está tentando visitar. A segundo retransmissão, que é operada por um provedor de conteúdo de terceiros, gera um endereço IP temporário, descriptografa o nome do site que você solicitou e o conecta ao site. Tudo isso é feito usando os mais recentes padrões da Internet para manter uma experiência de navegação de alto desempenho e, ao mesmo tempo, proteger sua privacidade.
Observe que, no momento em que este texto foi escrito, a retransmissão privada da Apple não estava disponível em todos os países e regiões. Se você viajar para algum lugar em que a retransmissão privada não esteja disponível, será desligada automaticamente e o notificará quando estiver indisponível e, mais uma vez, quando estiver ativa novamente. Você pode saber mais sobre isso aqui e como ativá-la em seus dispositivos Apple.
Eu preciso de uma VPN se tenho a retransmissão privada da Apple?
Como mencionado acima, a retransmissão privada só funciona com o Safari no iOS e macOS como parte de uma assinatura do iCloud+. Mesmo que você esteja usando um dispositivo Apple, uma VPN ainda é uma boa ideia, pois protegerá as informações que o seu dispositivo envia além do Safari, como as informações transmitidas por seus aplicativos ou outros navegadores que você possa usar.
Como consigo uma VPN?
Uma VPN ilimitada com criptografia avançada vem como parte da sua assinatura do McAfee+ e oferece os benefícios de segurança e privacidade acima com criptografia avançada. Além disso, é ativada automaticamente sempre que você se conecta a uma rede wi-fi não segura, assim você não tem que adivinhar quando precisa usá-la.
Em suma, nossa VPN torna praticamente impossível o acesso de cibercriminosos ou anunciantes, de modo que o que você faz online permanece privado e seguro, para que você possa aproveitar seu tempo online com confiança.