ChatGPT. O chatbot favorito de todos, quebrador de bloqueios criativos e criador de contos absurdos, está explodindo em popularidade.1
Na verdade, as “obras-primas” de conteúdo gerado por IA (segundo os padrões de IA) estão impressionando tecnólogos do mundo todo. Embora a tecnologia ainda tenha algumas falhas que precisam ser corrigidas, o ChatGPT é quase capaz de rivalizar com escritores humanos profissionais. No entanto, como acontece com a maioria das inovações, algumas pessoas estão usando a tecnologia para seus próprios interesses. Os cibercriminosos estão explorando os vários usos do chatbot de IA para enganar as pessoas e fazê-las abrir mão de sua privacidade e dinheiro.
Veja alguns dos usos mais recentes e questionáveis de geradores de texto por IA e como você pode se proteger – e proteger seus dispositivos – de eventuais danos.
Aplicativos maliciosos do ChatGPT
Além de estudantes e profissionais sem tempo utilizando o ChatGPT para concluir trabalhos que requerem redação, golpistas e cibercriminosos estão aproveitando o programa para tarefas desonestas. Veja alguns dos usos inadequados dos geradores de texto por IA:
- Malware. O malware geralmente tem um ciclo de vida muito curto: um cibercriminoso o cria, infecta alguns dispositivos e, em seguida, os sistemas operacionais enviam uma atualização que protege os dispositivos contra esse malware específico. Além disso, os sites de tecnologia alertam seus leitores sobre ameaças emergentes de malware. Quando o público em geral e os especialistas em segurança digital tomam conhecimento de uma ameaça, a potência da ameaça é rapidamente anulada. No entanto, o ChatGPT é altamente eficiente na criação de códigos maliciosos. Especificamente, a IA poderia ser usada para escrever malware polimórfico, que é um tipo de programa que evolui constantemente, dificultando a detecção e a defesa contra ele.2 Além disso, os criminosos podem usar o ChatGPT para escrever pilhas e mais pilhas de código malicioso. Enquanto um ser humano teria que fazer uma pausa para comer, dormir e dar uma volta no quarteirão, a IA não precisa de intervalos. Alguém pode transformar sua operação de malware em uma máquina de crime digital que funciona 24 horas por dia.
- Perfis falsos em apps de relacionamentos. Catfish, ou pessoas que criam perfis online falsos para atrair outros para relacionamentos, estão começando a usar a IA para complementar seus golpes românticos. Assim como os criadores de malware estão usando a IA para aumentar sua produção, os golpistas de namoro virtual agora podem usar a IA para aliviar sua carga de trabalho e tentar manter muitos perfis em apps de relacionamentos ao mesmo tempo. Para os golpistas que precisam de inspiração, o ChatGPT é capaz de alterar o tom de suas mensagens. Por exemplo, um golpista pode dizer ao ChatGPT que escreva uma carta de amor ou que faça uma ligação para você. Isso pode resultar em mensagens amorosas que soam sinceras e que podem convencer alguém a abrir mão de suas informações de identificação pessoal (PII) ou enviar dinheiro.
- Phishing. Os phishers estão usando a IA para melhorar suas técnicas de phishing. Os phishers, que geralmente são conhecidos por sua gramática e ortografia ruins, estão melhorando a qualidade de suas mensagens com a IA, que raramente comete erros editoriais. O ChatGPT também entende comandos de tom, portanto, os phishers podem aumentar a urgência de suas mensagens que exigem pagamento imediato ou respostas com senhas ou informações pessoais.
Como evitar fraudes com geradores de texto por IA
A melhor maneira de evitar ser enganado por textos gerados por IA é ficar em alerta máximo e examinar todos os textos, e-mails ou mensagens diretas que você receber de estranhos. Há alguns sinais que revelam uma mensagem escrita por IA. Por exemplo, a IA geralmente usa frases curtas e reutiliza as mesmas palavras. Além disso, a IA pode criar conteúdo que diz muito sem significar nada. Como a IA não consegue formar opiniões, suas mensagens podem parecer sem substância.
No caso de golpes de namoro, se a pessoa com quem você está se comunicando se recusar a se encontrar pessoalmente ou a conversar por vídeo, considere cortar relações.
Para aumentar a sua tranquilidade, o McAfee+ Ultimate permite que você viva sua melhor vida online, sentindo-se seguro. Caso você seja vítima de um golpe de roubo de identidade ou se o seu dispositivo baixar um malware, a McAfee o ajudará a resolver esse problema e se recuperar do incidente. Além disso, os serviços de proteção proativa da McAfee – como monitoramento de crédito com três agências, antivírus ilimitado e proteção na Web – podem ajudá-lo a evitar muita dor de cabeça!
1 PocNetwork, “Pedi à IA (ChatGPT) que escrevesse um conto meio esquisito para mim e o resultado foi incrível (em inglês)”
2 CyberArk, “Criando malware polimórfico através de conversas (em inglês)“