Como proteger suas contas de redes sociais

As redes sociais fazem parte da nossa malha social. Tanto que quase 50% da população global utiliza redes sociais de alguma maneira. Com todo esse compartilhamento, conversas e informações transmitidas entre familiares e amigos, as redes sociais podem ser uma extensão digital distinta de nós mesmos, sendo importante saber como você pode proteger suas contas das redes sociais contra hackers e ataques.

Além do grande número de pessoas nas redes sociais, há também a quantidade de tempo que gastamos com ela.  No mundo todo, as pessoas passam em média 145 minutos por dia nas redes sociais. Com usuários nos EUA passando pouco mais de duas horas por dia em redes sociais, e usuários nas Filipinas passando quase quatro horas por dia, esse número pode variar muito. No entanto, é seguro dizer que uma boa parte do nosso dia é passada rolando e curtindo nossos feeds nas redes sociais.

Já sabendo o quanto gostamos e confiamos nas redes sociais, agora é um bom momento para dar uma olhada mais de perto nas suas configurações e hábitos nas redes, para que você possa aproveitá-las ao máximo, com menos complicações e preocupação. Não importa se você usa Facebook, Instagram, TikTok ou outros aplicativos, veja várias ações para podem mantê-lo protegido:

1. Defina senhas fortes e únicas –

As senhas são a sua principal proteção, com senhas fortes e únicas em todas as suas contas formando a linha principal de defesa. No entanto, com todas as contas que temos por aí, fazer malabarismos com dezenas de senhas fortes e únicas pode parecer uma tarefa extenuante, o que nos deixa tentados a usar (e reutilizar) senhas mais simples. Os hackers adoram isso porque uma senha pode ser a chave para várias contas. Em vez disso, tente usar um gerenciador de senhas que possa criá-las para você e armazená-las com segurança também. Softwares de segurança completos sempre incluem um gerenciador de senhas.

2. Seja privado

plataformas de redes sociais como Facebook, Instagram e outras oferecem a opção de tornar seu perfil e postagens visíveis apenas para amigos. Escolher essa configuração impede que a Internet veja o que você está fazendo, dizendo e postando, o que pode ajudar a proteger sua privacidade.

3. Diga “não” a estranhos que solicitam amizade –

Escolha bem as solicitações que você recebe. Estranhos podem ser mais do que apenas um desconhecido, podem ser uma conta falsa projetada para coletar informações sobre usuários para fins de crimes cibernéticos ou podem ser uma conta projetada para espalhar informações falsas. E há muitas deste tipo. Na realidade, apenas no terceiro trimestre de 2021, o Facebook identificou 1,8 bilhão de contas falsas. Rejeite essas solicitações.

4. Pense duas vezes antes de fazer um check-in

A melhor maneira de dizer “não há ninguém em casa agora” é postar que você de férias ou compartilhar sua localização enquanto estiver fora da cidade. Na verdade, essas postagens anunciam seu paradeiro para um amplo público de seguidores (até mesmo um público global, se você não estiver postando de forma privada, conforme mencionado acima). Considere compartilhar fotos e histórias de suas aventuras somente depois de retornar.

5. A Internet é para sempre –

Esse é um ditado famoso por uma razão. Se o seu perfil estiver definido como privado ou se você estiver usando um aplicativo com mensagens e postagens que “desaparecem” (como o Snapchat), o que você postar pode ser salvo e compartilhado novamente. É tão simples quanto fazer uma captura de tela. Se você não quer que outras pessoas saibam, para sempre ou não, simplesmente não poste.

6. Cuidado com os golpes de phishing –

Estamos cada vez mais acostumados aos avisos sobre e-mails de phishing, mas esses ataques acontecem muito nas redes sociais. As mesmas regras se aplicam. Não siga nenhum link recebido de estranhos por meio de bate-papos instantâneos ou diretos. E mantenha suas informações pessoais privadas. Não divulgue seu e-mail, endereço, ou outras informações. Mesmo os chamados posts e sites de “quiz” podem ser artimanhas projetadas para roubar informações pessoais para serem usadas como base de um ataque.

7. Fique atento também a outros tipos de golpes –

Infelizmente, as redes sociais também podem ser um lugar onde as pessoas tentam se aproveitar de distrações. Esquemas de enriquecimento rápido, golpes de romance e todos os tipos de impostores podem se estabelecer em anúncios, postagens e até mensagens diretas – normalmente desenvolvidos para obter suas informações pessoais, dinheiro ou ambos. Este é um tópico muito mais abrangente, e você pode aprender muito mais sobre quizzes e outros golpes de roubo de identidade que devem ser evitados nas redes sociais.

8. Revise suas marcações (etiquetas) –

Algumas plataformas, como o Facebook, permitem que os usuários revejam as postagens que são marcadas com seus nomes de perfil. Verifique as configurações de sua conta e coloque o nível mais alto de controle sobre como e onde suas marcações são usadas por terceiros. Isto ajudará a mantê-lo ciente de onde e de que forma está sendo mencionado por outros.

9. Proteja-se a si mesmo e os seus dispositivos –

O software de segurança pode protegê-lo contra cliques em links mal-intencionados, enquanto estiver nas redes sociais, ao mesmo tempo em que você se livra de outras ameaças como vírus, ransomware e ataques de phishing. Ele também pode cuidar de você, protegendo sua privacidade e monitorando e-mails, número de INSS, contas bancárias, cartões de crédito e outras informações pessoais. Como o roubo de identidade é uma ocorrência bastante comum hoje em dia, o software de segurança é realmente imprescindível.

10. Verifique sua Pontuação de proteção e veja o seu nível de segurança –

 

Agora você pode ver um número que indica o seu nível de segurança com a nossa Pontuação de proteção. É uma novidade no setor, e funciona fazendo um balanço de sua segurança geral e classificando-a em uma escala de 0 a 1.000. A partir daí, ela destaca qualquer ponto fraco e orienta-o através dos passos para obter uma orientação personalizada. Dessa forma, você está sempre informado sobre sua segurança, privacidade e identidade pessoal nas redes sociais e praticamente onde quer que navegue on-line.

FacebookLinkedInTwitterEmailCopy Link

Mantenha-se atualizado

Siga-nos para se manter atualizado sobre a McAfee e ficar por dentro das mais recentes ameaças à segurança móvel e do consumidor.

FacebookTwitterInstagramLinkedINYouTubeRSS

Mais de Privacidade e proteção da identidade

Back to top