Qual é a diferença entre fraude de identidade e roubo de identidade?

Você sabe qual é a diferença entre fraude de identidade e roubo de identidade? É tão sutil que acaba sendo fácil usá-los de forma quase intercambiável. Embora ambos possam doer no seu bolso, eles são diferentes. Conhecer as diferenças pode ajudá-lo a entender o que está em jogo.

Vamos começar com uma visão geral e alguns exemplos de cada um deles. 

Fraude de identidade é…

  • Quando alguém rouba ou usa indevidamente suas informações pessoais para verificar uma conta que você já possui. Exemplos:
    • Um criminoso obtém as informações do seu cartão de débito através de uma violação de dados e faz compras usando sua conta bancária. 
    • Um criminoso obtém acesso a uma de suas contas por meio de um ataque de phishing e usa indevidamente os fundos ou o acesso associado a essa conta. 

Roubo de identidade é…

  • Quando alguém usa suas informações pessoais para abrir e abusar de novas contas ou serviços em seu nome – ou possivelmente para se passar por você de outras formas. Exemplos:
    • Um criminoso usa suas informações pessoais para abrir uma conta numa loja em seu nome e, em seguida, faz compras com essa linha de crédito.  
    • Um criminoso usa seu CPF para conseguir uma carteira de motorista com a aparência dele, mas com seu nome e informações pessoais. 

Portanto, há essa diferença sutil que mencionamos. A fraude de identidade envolve o uso indevido de uma conta existente. Roubo de identidade significa o roubo de suas informações pessoais, que são usadas para se passar por você de alguma forma, como abrir novas contas em seu nome. Além dessas definições e exemplos, alguns casos da vida real também colocam as diferenças em perspectiva. 

Fraude de identidade nas notícias

Quanto à fraude de identidade, os casos individuais de fraude nem sempre aparecem nas manchetes, mas isso não quer dizer que você não ouvirá falar disso de várias maneiras diferentes. A primeira pode ser por meio de notícias sobre violações de dados, em que os hackers obtêm nomes, e-mails e informações de pagamento de empresas ou organizações. Essas informações podem acabar nas mãos de um fraudador, que acessa essas contas para drenar fundos ou fazer compras.

Em uma escala menor, você pode conhecer alguém que precisou obter um novo cartão de crédito ou débito porque o seu foi comprometido, talvez por uma violação ou por ter feito um pagamento por engano em um site inseguro ou por ter visitado uma página de login falsa como parte de um ataque de phishing. Isso também pode levar a fraudes. 

Identificando fraudes e roubos de identidade (e prevenindo-os também)

Geralmente, começa com alguém dizendo algo como “Isso é estranho…” ou “Oh, não!”. Haverá uma cobrança esquisita na fatura do seu cartão de crédito, uma correspondência de um cobrador ou um extrato de uma conta que você nunca abriu, só para citar alguns exemplos. Falo disso em vários blogs recentes que o ajudam a identificar todos os tipos de crime de identidade, além de dar conselhos para evitar que isso aconteça com você:

Fique com os olhos bem abertos

Embora existam diferenças entre a fraude e o roubo de identidade, há várias coisas em comum: você pode tomar medidas para evitá-los e para limitar o impacto deles caso se depare com esse problema. Os artigos citados acima indicam os detalhes, mas a segurança começa com a vigilância.

Verifique regularmente suas contas e seus relatórios de crédito e realmente examine todos os seus movimentos. Considere a possibilidade de se proteger com um software de proteção de identidade e tome medidas se alguma coisa parecer suspeita, fazendo uma denúncia à empresa ou instituição em questão.  

FacebookLinkedInTwitterEmailCopy Link

Mantenha-se atualizado

Siga-nos para se manter atualizado sobre a McAfee e ficar por dentro das mais recentes ameaças à segurança móvel e do consumidor.

FacebookTwitterInstagramLinkedINYouTubeRSS

Mais de Privacidade e proteção da identidade

Back to top