Confira os sinais de e-mail hackeado
Com o movimento #fiqueemcasa, a comunicação por e-mail pessoal disparou. Esse aumento permitiu que hackers engenhosos entrassem de penetra, instalando vírus por meio de anexos, além de outras técnicas comuns.
Você sabe que seu e-mail foi hackeado quando…
Seus contatos estão recebendo mensagens não enviadas por você
Mensagens que parecem vindas do seu e-mail, enviadas a amigos ou contatos profissionais, servem de alerta para algum problema grave no seu computador. Os amigos podem se sentir à vontade para informar você desses e-mails, mas talvez esse não seja o caso para outros contatos ou colegas de trabalho. Os hackers podem invadir seu e-mail, instalar malwares por meio de anexos de e-mail, e o invasor pode encontrar alguma senha com pouquíssimo esforço.
Sua senha on-line para de funcionar
Com certeza você se lembra das senhas dos sites que mais acessa. Embora você possa errar a digitação sem querer, as chances de isso acontecer duas vezes são muito pequenas. Então, se essas senhas não estiverem funcionando, pense na possibilidade de que alguém possa ter invadido seu e-mail.
Uma vez dentro do seu computador, os hackers têm praticamente território livre para procurar suas senhas. Muitas pessoas criam uma lista de senhas por conveniência, mas essa lista pode beneficiar muito um hacker caso seja encontrada.
Desempenho lento e irregular do computador
Se seu computador apresenta um comportamento imprevisível, ele pode estar infectado por vírus. A lentidão, em vez da resposta rápida costumeira, é sinal de que você tem um problema. O spyware, um tipo de software malicioso, pode rastrear sua atividade on-line, adulterar seus arquivos e até roubar suas informações privadas.
Considerando o peso que o spyware pode ter no seu sistema, é compreensível o motivo da baixa velocidade. Talvez você não tenha percebido nada errado ao baixar uma imagem de algum site ou clicar no anexo de algum e-mail, mas é possível que um vírus tenha vindo junto. Enquanto o vírus não for removido, você pode sentir que alguém está observando você, e está mesmo.
Tome cuidado com o ransomware
Uma forma especialmente traiçoeira de software malicioso faz você pagar pelo privilégio de controlar seu próprio computador. Um ransomware pode entrar no seu sistema por meio de e-mails ou quando você clica em anexos de algum remetente desconhecido. Então, os ransomwares bloqueiam seus arquivos e os tornam inacessíveis, e os vigaristas exigem uma taxa para liberar o sistema.
Talvez mais perigosos do que outras invasões maliciosas , os ransomwares podem fazer com que você perca totalmente o acesso aos seus próprios arquivos, que só serão recuperados mediante pagamento. Portanto, lembre-se sempre do risco de abrir anexos que podem causar danos ao seu computador e às suas finanças.
Hackearam meu e-mail. O que devo fazer?
Altere sua senha
Caso seu e-mail seja hackeado, essa é a primeira coisa a fazer para garantir que o hacker não volte a acessar sua conta. A nova senha deve ser complexa e não deve estar relacionada às senhas anteriores. Sempre use de 8 a 10 caracteres, combinando maiúsculas, minúsculas, números e símbolos.
Informe seus contatos imediatamente que o seu e-mail foi hackeado
Parte importante da estratégia do hacker é “colocar as garras” no seu catálogo de endereços para pegar outras pessoas. Envie uma mensagem para todos os seus contatos de e-mail o mais rápido possível. Informe-os que eles devem evitar abrir e-mails vindos de você (que devem estar cheios de malwares).
Mude sua pergunta de segurança
Se você tem perguntas de segurança associadas à sua conta de e-mail, altere-as também. Use perguntas imprevisíveis e particulares.
Ative a autenticação de dois fatores
Sim, a autenticação de dois fatores adiciona mais etapas ao login, além de acrescentar outra camada de proteção. Com a ativação dela, além da sua senha, você também precisará de um código de uso único para entrar. Geralmente, ele é enviado para o seu celular.
Faça uma varredura de software malicioso, malware e vírus no seu computador
Esta etapa é essencial. Com um software de segurança completo,você terá um escudo digital para a sua vida on-line. Com o McAfee Total Protection, você pode proteger todos os seus dispositivos, inclusive seu smartphone, contra vírus e malware. Ele também contém um gerenciador de senhas para ajudar você a lembrar e gerar senhas únicas para todas as suas contas.
Altere outras contas com a mesma senha
É preciso investir certo tempo, mas vale a pena. Altere outras contas que usem o mesmo usuário e senha do seu e-mail comprometido. Os hackers adoram quando usamos os mesmos logins para várias contas.
Mantenha sua proteção
Embora o e-mail possa trazer potenciais riscos à segurança, softwares antivírus protegem seu computador de possíveis danos. Programas que são executados com eficiência em segundo plano detectam e eliminam ameaças. Estar consciente e preparado pode ajudar você a frustrar tentativas hackear um e-mail, roubar informações privadas e manter um ambiente on-line seguro.