O que é o jailbreak?
Quando você usa um celular Android, pode fazer download de aplicativos fora da loja do Google Play. Embora o download e a instalação de aplicativos de lojas de terceiros possam ser arriscados, muitos usuários preferem essa opção quando um aplicativo não está disponível na Google Play Store. Em comparação, a Apple não permite que lojas de aplicativos e aplicativos de terceiros sejam usados em dispositivos iPhone. Esse modelo de “mundo fechado” significa que você está limitado aos aplicativos disponíveis na App Store.
Para contornar essa limitação, os usuários podem fazer o jailbreak dos dispositivos iPhone. Ao dar esse passo, você abrirá uma série de possibilidades que não estavam disponíveis antes. Se você é proprietário de um celular Apple e deseja saber mais sobre esse processo, este guia oferece uma visão detalhada do que é o jailbreak, seus prós e contras, e como você pode consertar um telefone com jailbreak.
O que é o jailbreak e o que ele faz?
Jailbreak é o processo de desbloqueio de um dispositivo fechado para obter acesso total ao sistema operacional e à conta de administrador. O acesso total permite que o usuário remova ou modifique as restrições de software impostas pelo fabricante. O termo jailbreak normalmente se refere aos dispositivos iPhone da Apple, pois são os telefones mais bloqueados disponíveis no mercado.
O jailbreak se tornou popular porque os primeiros modelos de iPhone tinham muitas restrições de aplicativos. Naquela época, a App Store ainda não existia e a AT&T era a única operadora compatível com a Apple. Agora, quase todas as operadoras e aplicativos licenciados são compatíveis com os dispositivos iPhone.
O que acontece se você fizer o jailbreak do seu iPhone
Muitos usuários fazem o jailbreak de dispositivos Apple porque querem que o dispositivo seja tão aberto quanto os dispositivos Android, o que certamente é possível por meio do jailbreak. Quando um telefone é desbloqueado, você pode instalar aplicativos não licenciados pela Apple e personalizar a interface do telefone. Embora os modelos de iPhone da Apple sejam os principais dispositivos que podem ser desbloqueados, também é possível que consoles de jogos e dispositivos semelhantes passem pelo processo de desbloqueio.
Sob a marca Apple, os dispositivos iPad e iPod Touch também podem ser desbloqueados. Esse processo não excluirá os principais recursos do dispositivo, mas aplicará novos códigos para desbloquear recursos e funcionalidades adicionais. → Cavando mais fundo: como o jailbreak ou o root afetam a segurança do meu dispositivo móvel?
O jailbreak é legal?
O jailbreak geralmente não é ilegal na maioria dos países, mas lembre-se de que os legisladores alteram as leis sobre jailbreak a cada poucos anos. O processo de jailbreak de telefones só se tornou legal em 2010. Essa política, no entanto, não significa que seja legal instalar aplicativos obtidos ilegalmente.
Se você quiser fazer o jailbreak do seu dispositivo, é importante entender que a Apple não oferece suporte direto a esse processo. No entanto, eles também não tomarão medidas legais contra qualquer pessoa que decida fazer o jailbreak em seu dispositivo.
O jailbreak é perigoso?
O jailbreak não é necessariamente seguro e pode aumentar a possibilidade de riscos de segurança em seu telefone. A App Store não poderá proteger nenhum aplicativo que você baixar e instalar em um dispositivo com jailbreak, o que significa que você está assumindo um risco apenas por baixar os aplicativos em questão.
Dependendo do local de onde o aplicativo foi baixado, é sempre possível que ele contenha um vírus ou malware que possa infectar seu telefone e possivelmente roubar seus dados. Seu telefone também não receberá mais atualizações regulares do iOS; ele pode ficar exposto a algumas das mais recentes ameaças à segurança digital.
Possíveis riscos de segurança associados ao jailbreak
A Apple sabe perfeitamente o que é jailbreak e acredita que isso viola diretamente os termos e condições com os quais você concordou quando comprou o telefone. O principal motivo pelo qual a Apple é contra essa prática é que ela expõe seu telefone a vários riscos diferentes, que incluem:
- Bateria com vida útil reduzida
- Possíveis congelamentos e travamentos causados pelo fato de o telefone ficar menos estável
- Vulnerabilidades de segurança
- Problemas de estabilidade
Vantagens do jailbreak
Apesar dos riscos inerentes ao processo de jailbreak, os usuários realizam esse processo por um motivo. Você pode obter vários benefícios notáveis com o jailbreak do iPhone da Apple. As vantagens vão desde a instalação de aplicativos não autorizados até um maior controle sobre o telefone.
Você pode instalar e usar aplicativos que não são autorizados
Devido aos possíveis problemas de segurança, a Apple não aprova todos os aplicativos para a App Store. Ao fazer o jailbreak de um telefone, você terá a opção de fazer download e instalar aplicativos que não estão disponíveis na App Store. Esses aplicativos não autorizados podem ser qualquer coisa, desde ferramentas de rede até jogos.
Os aplicativos pré-instalados em seu telefone podem ser removidos
Uma vantagem frequentemente esquecida de fazer o jailbreak de um telefone é que você poderá se livrar de aplicativos pré-instalados no telefone que nunca usa. Aplicativos como o Games Center e o Apple Watch são considerados aplicativos padrão que normalmente não podem ser excluídos. Se você preferir usar programas fora da App Store, a exclusão de aplicativos pré-instalados pode liberar espaço para os aplicativos que você preferir.
Você terá mais controle sobre o telefone
Todos os modelos de iPhone da Apple têm uma aparência semelhante, o que, segundo a Apple, permite uma marca forte. Embora esse tipo de marca unificada possa beneficiar a Apple, ele não permite que você personalize seu dispositivo com facilidade. Se você decidir fazer o jailbreak do iPhone, poderá adicionar menus, ícones e papéis de parede que não estavam disponíveis antes. Em vez da Apple, você será tecnicamente o administrador do dispositivo de sua escolha. Os usuários com telefones com jailbreak também terão acesso mais amplo ao sistema de arquivos do dispositivo.
Desvantagens do jailbreak
Embora o jailbreak de um iPhone da Apple traga alguns benefícios distintos, há também várias desvantagens que você deve entender antes de realizar o processo.
Seu telefone não é atualizado automaticamente
O problema mais importante de usar um iPhone com jailbreak é que você não receberá atualizações automáticas do iOS. Essas atualizações foram criadas principalmente para melhorar os recursos de segurança do seu celular. Quando essas atualizações não ocorrem, seu dispositivo fica cada vez mais suscetível a vírus, malware e outras ameaças à segurança digital.
Embora cada grande atualização do iOS seja eventualmente desbloqueada, essas atualizações não estarão disponíveis por um longo período. → Cavando mais fundo: atualização do iPhone – aplique-a agora, se você ainda não o fez
A garantia do telefone é anulada
A garantia do iPhone é automaticamente anulada quando você faz o jailbreak, o que significa que a Apple pode negar o serviço se você precisar consertar o telefone. Dessa forma, você terá que tentar fazer os reparos por conta própria ou levar o dispositivo a uma loja de reparos de telefones não afiliada.
Seu dispositivo pode travar com mais frequência
Um dos principais motivos pelos quais a Apple não apoia o jailbreak é que eles só permitem aplicativos e recursos que tenham sido amplamente testados antes do lançamento. Quando você faz download de aplicativos que não estão disponíveis na App Store, esses aplicativos ainda terão acesso a muitas facetas do iPhone, o que piora a estabilidade e aumenta a probabilidade de ocorrerem falhas.
Você pode perder o acesso a determinados serviços e conteúdos
Embora o jailbreak de um telefone seja projetado para fornecer aos usuários acesso a mais aplicativos e recursos, esse processo pode fazer com que você perca o acesso a alguns serviços e conteúdos fornecidos pelo fabricante. Descobriu-se que aplicativos como FaceTime, iCloud, iMessage e Apple Pay podem não funcionar como esperado em dispositivos com jailbreak.
É provável que você tenha problemas de segurança
O principal motivo pelo qual você deve evitar fazer o jailbreak do iPhone é devido a problemas de segurança. Como a plataforma iOS é fechada, ela é considerada altamente segura. Ao fazer o jailbreak de um iPhone, você poderá fazer download de aplicativos de terceiros que podem conter vírus ou outras ameaças. Como você não receberá mais atualizações regulares do iOS, não terá os recursos de segurança e os avanços que outros usuários receberiam. → Cavando mais fundo: os aplicativos de terceiros são aptos? A possível entrada de vírus, malware ou spyware expõe seu telefone a graves danos e ameaças à segurança digital. Você precisará saber como remover os vírus do iPhone quando isso acontecer.
Dicas para consertar um telefone com jailbreak
Se você já tiver realizado o processo de jailbreak no iPhone da Apple, mas não gostar dos riscos inerentes a ele, poderá tomar medidas para reverter esse processo. Veja os passos para reverter um jailbreak:
- Conecte o iPhone a um Mac ou PC com o cabo USB apropriado
- Inicie o programa iTunes em seu computador
- Desbloqueie o iDevice e desative o recurso Desbloquear meu iPhone
- Vá para Configurações antes de tocar em Seu nome e selecionar iCloud
- Clique no recurso Buscar meu iPhone e alterne esse recurso para “Desligado”. Para concluir esse passo, você precisará inserir o ID Apple e a senha da sua conta.
- Selecione o iDevice no iTunes quando ele for exibido.
- Vá para o painel Resumo, depois do qual você deve selecionar o botão Restaurar.
- Seu dispositivo será reiniciado e solicitará que você o restaure diretamente de um backup que você criou. Se você tiver um backup no iCloud, poderá restaurar o dispositivo a partir desse arquivo.
- Quando esse processo for concluído, o iPhone da Apple será restaurado para as configurações de fábrica.
Considerações finais
O jailbreak de um iPhone expandirá a funcionalidade do seu dispositivo e dará a você acesso a aplicativos e recursos que não estão na App Store. No entanto, a conclusão desse processo também pode expor o dispositivo a ameaças de segurança digital, e é por isso que é altamente recomendável que você só faça o jailbreak de dispositivos iPhone ou de qualquer dispositivo de mundo fechado se compreender os riscos envolvidos.
Se você quiser saber mais sobre segurança digital, inclusive como melhorar a segurança do seu dispositivo e evitar ameaças cibernéticas, procure a ajuda da McAfee. Oferecemos o tipo de segurança necessária para o seu dispositivo iOS para proteger você e sua vida digital.