O que é uma VPN? Ela pode esconder meu endereço IP?
Há muitas desinformações sobre as redes privadas virtuais (Virtual Private Networks, ou seja, VPN), o que elas fazem e quais são os benefícios que elas oferecem para a segurança. Neste artigo, vamos esclarecer alguns mitos sobre como a VPN funciona e por que você deve usar uma.
O que é uma VPN e como ela pode me proteger?
Uma VPN é um aplicativo que você instala no seu dispositivo para ajudar a manter seus dados pessoais seguros enquanto navega na Internet. Talvez você já tenha ouvido falar que os aplicativos de VPN ficam no seu dispositivo e permitem que você se conecte à Internet de forma segura. Isso significa que, quando você ativa o aplicativo de VPN, seu dispositivo se conecta de forma segura a um computador especializado que roteia tráfego de Internet, chamado de servidor VPN. Você também deve ter escutado que sua conexão fica “presa em um túnel criptografado”, o que significa que seu dispositivo e o servidor compartilham uma conexão segura para que apenas você possa ver o que está fazendo na Internet.
Uma VPN muda meu endereço IP?
Toda conexão à Internet (como seu modem à cabo) recebe um conjunto exclusivo de números chamado endereço IP, que é vinculado a informações como localização geográfica, ISP e etc. Uma VPN substitui seu endereço IP verdadeiro para fazer parecer que você se conectou à Internet de um local diferente: a localização física do servidor VPN, em vez da sua localização real. Esse é apenas um dos motivo pelos quais tantas pessoas usam VPNs. Isso é útil para se esconder de rastreadores de anúncios ou proteger o histórico de busca.
Como usar uma VPN para alterar meu endereço IP
Para alterar seu endereço IP, basta abrir o aplicativo de VPN, selecionar a localização do servidor ao qual você quer se conectar e pronto. Agora você está navegando com um novo endereço IP. Se quiser ter certeza de que seu IP foi alterado, abra um navegador, pesquise por “Qual é o meu endereço IP?” e clique em um dos resultados.
Quando devo usar uma VPN?
O momento certo para usar uma VPN depende do motivo de você querer usá-la. Por exemplo, 39% dos usuários sabem que redes wi-fi públicas não são seguras, mas ainda as usam para operações confidenciais, como transações bancárias ou compras. Sendo assim, usar uma VPN em um aeroporto ou café é uma boa pedida. Como mencionado, muitas pessoas usam a VPN pela privacidade, como evitar que os anunciantes as rastreiem. Pesquisas ou sites visitados não serão rastreáveis, o que significa que você poderá surpreender a pessoa amada com uma viagem que foi pesquisada e planejada em um computador que ambos usam. Anúncios direcionados podem estragar a surpresa se a pessoa for bombardeada com anúncios de passagens aéreas e hotéis enquanto navega.
A VPN pode proteger meu histórico de navegação?
Uma VPN protege seu histórico de navegação por meio da conexão segura compartilhada. Quando você pesquisa por um site ou digita a URL na barra de navegação, seu dispositivo envia uma solicitação de DNS, que “traduz” o site para um endereço IP do servidor Web. É assim que seu navegador encontra o site e oferece o conteúdo para você. Ao criptografar as solicitações de DNS, a VPN esconde seus hábitos e histórico de pesquisa de quem pode usá-los para criar um perfil seu. Esse tipo de informação pode ser usada de várias formas, como transformar você em alvo de anúncios ou de engenharia social.
A VPN pode proteger minha identidade?
Uma VPN pode proteger sua identidade ao impedir que rastreadores online sigam você pela internet. Com sua VPN ativada, os rastreadores pensarão que você está navegando de outro dispositivo, em outra localização. Isso atrapalha o perfil que os anunciantes tentam criar, pois eles pensam que você é outra pessoa. Outra forma de uma VPN proteger sua identidade é impedir alguns tipos de hacking. Impedir ataques em redes wi-fi públicas, onde um criminoso tenta se interpor entre você e o site que você está visitando, é apenas uma das maneiras pelas quais as VPNs podem ajudar. Essa prática é chamada de ataque man-in-the-middle (homem no meio), mas esse é um assunto para outro artigo.
A VPN me deixa anônimo?
Não, uma VPN não deixa ninguém anônimo. Ela ajuda a manter a segurança, mas seu ISP ainda sabe quando você está acessando a Internet. O que você está fazendo, quais sites visita ou quanto tempo foi gasto em um site não pode ser visto.
Eu preciso de uma VPN se usar o modo anônimo?
Os modos de navegação privada podem ajudar a proteger sua privacidade, mas são úteis quando você compartilha um dispositivo com outras pessoas e não quer que elas vejam seu histórico de navegação. Você pode ler sobre essas diferenças em um artigo que eu escrevi há um tempo.
O que é a Retransmissão Privada da Apple?
A Retransmissão Privada da Apple está atualmente na fase beta e será disponibilizada em breve para assinantes do iCloud+ que usam o Safari no iOS e macOS. A Retransmissão Privada é similar a uma VPN, pois altera o endereço IP para que os sites visitados não saibam onde você está exatamente.
O que a Retransmissão Privada da Apple faz?
Quando a Retransmissão Privada é ativada, o dispositivo se conecta a um servidor que envia seus dados de navegação para um segundo servidor antes que viajem pela Internet. A razão para esse “salto duplo” é que o primeiro servidor fornece um novo endereço IP para dificultar seu rastreamento. Já o segundo servidor esconde essa informação do site no qual você está navegando. O primeiro servidor só sabe seu endereço IP original. O segundo servidor só sabe por onde você está navegando, mas não seu IP.
Como ativar a Retransmissão Privada da Apple no iPhone
- Toque na guia iCloud em Ajustes
- Toque em Retransmissão Privada para ativá-la
- Role para baixo e toque em Ativar para o Safari
- Toque em “Localização do Endereço IP” para alterar a localização para aproximada ou ampla
Como ativar a Retransmissão Privada da Apple no Mac
- Clique em iCloud no menu de Preferências do sistema
- Clique em Retransmissão Privada
- Clique no botão Opções
- Clique em Retransmissão Privada para Safari
- Selecione “Localização do Endereço IP” para alterar a localização para aproximada ou ampla
Eu preciso de uma VPN se tenho a Retransmissão Privada da Apple?
A Retransmissão Privada só funciona com o Safari no iOS e macOS. Mesmo que você use um dispositivo Apple, ter uma VPN ainda é uma boa ideia, já que ela protege as informações que seu dispositivo envia para fora do Safari.
Como conseguir uma VPN
Se você já é assinante do McAfee Total Protection, tem acesso ao uso ilimitado de VPN. Proteja suas informações pessoais, como dados bancários e de cartões de crédito, de pessoas mal-intencionados com a VPN segura do McAfee Total Protection. Se você ainda não fez uma assinatura, agora é a hora. O McAfee Total Protection protege todos os seus dispositivos, proporcionando a você paz de espírito enquanto compra, usa o banco e navega online.