Se você já usou um computador desktop, provavelmente lidou com vírus e malware que podem infectar seu computador e criar inúmeros problemas. Alguns vírus são relativamente fáceis de serem eliminados e só causam lentidão no computador.

No entanto, outros tipos de vírus e malware podem causar danos significativos a um computador e roubar seus dados. A melhor maneira de manter esses problemas afastados é usar um software antivírus confiável e tomar algumas medidas de precaução.

Porém, depois que o vírus entra no dispositivo, seu principal objetivo deve ser removê-lo o mais rápido possível. Assim como os computadores desktop, os dispositivos Android podem ser infectados por malware e outros tipos de vírus.

Este guia mostra a você as várias etapas envolvidas na remoção de malware de dispositivos Android.

O que é malware?

Malware refere-se a qualquer tipo de software malicioso que entra em um computador, rede ou servidor de computador. Malware é usado como um termo genérico para worms, vírus e qualquer programa de computador prejudicial.

O objetivo do malware é danificar diretamente os dispositivos de computação e obter acesso a todos os tipos de informações confidenciais, que podem incluir qualquer coisa, desde as informações do seu cartão de crédito até as senhas que você usa para sua conta bancária e contas nas redes sociais.

Embora todos os vírus sejam malware, nem todo malware é considerado um vírus. Os três principais tipos de malware que podem infectar seu dispositivo Android são: worm, vírus e cavalo de Troia.

O que é um worm?

Um worm é um malware que se espalha de um dispositivo para outro ao se reproduzir. Os worms são particularmente perigosos porque podem operar de forma autônoma e não precisam de um arquivo host ou de um código de sequestro para se espalhar.

O que é um vírus?

Um vírus é um código de computador simples que entra no programa de um dispositivo antes de forçá-lo a executar uma ação mal-intencionada que pode danificar o dispositivo ou roubar informações.

Muitos vírus modernos são equipados com uma “bomba lógica”, o que significa que o vírus não será executado até que parâmetros específicos sejam atendidos. Alguns vírus são sofisticados, portanto, pode ser difícil detectá-los antes que seja tarde demais e sem um especialista.

O que é um cavalo de Troia?

Um cavalo de Troia é um tipo de software malicioso que só pode ser ativado pelo usuário do dispositivo Android. Esses programas não podem se reproduzir, mas podem imitar funções normais nas quais o usuário invariavelmente desejará clicar. Quando o cavalo de Troia é ativado, ele se espalha e começa a danificar o dispositivo.

Assim como um aplicativo comum, os cavalos de Troia normalmente solicitam acesso de administrador. Se você selecionar o botão “concordo”, o cavalo de Troia terá amplo acesso ao seu dispositivo de computação.

O que o malware pode fazer com os telefones Android?

Há muitas coisas que o malware pode fazer depois de infectar os telefones Android. Afinal de contas, o objetivo do malware é gerar alguma lucro para os cibercriminosos. O malware em dispositivos Android pode fazer download de aplicativos mal-intencionados, abrir sites perigosos, enviar mensagens de texto SMS caras e roubar informações. Essas informações podem incluir suas senhas, informações pessoais, localização e lista de contatos.

Quando um hacker tem acesso ao seu dispositivo Android, ele pode vender ou usar suas informações na dark web. Malwares mais sofisticados e complexos assumem a forma de ransomware, que pode bloquear seu telefone e criptografar alguns de seus dados e documentos. Em seguida, você terá um prazo para pagar uma taxa se quiser restaurar seus arquivos e dados.

Como posso saber se meu telefone Android tem malware?

Embora os danos externos a um telefone sejam fáceis de identificar, o malware pode causar danos internos que são mais difíceis de detectar. Em muitos casos, o malware ocupa recursos significativos no seu telefone Android, o que pode gerar lentidão e outros problemas semelhantes que indicam a presença de malware. Assim, você precisa saber se o seu telefone tem um vírus ou um malware.

Veja alguns sinais de que um malware infectou seu telefone:

  • Seu telefone ficou significativamente mais lento sem um motivo aparente
  • Sua bateria se esgota mais rapidamente do que o normal
  • Os aplicativos estão demorando muito para carregar
  • O telefone está usando muito mais dados do que deveria
  • Há anúncios pop-up demais
  • Você percebe aplicativos no seu telefone que não se lembra de ter baixado
  • Suas contas telefônicas são mais altas do que deveriam ser

Como faço para verificar se há malware no meu Android?

Você pode fazer várias coisas para detectar a presença de malware no seu dispositivo Android, sendo que a principal delas é executar uma varredura antivírus padrão.

Há muitas varreduras e programas antivírus diferentes que você pode adicionar ao seu telefone. Esses programas podem ser gratuitos ou pagos. Tenha em mente que o programa antivírus mais caro nem sempre é o melhor. Portanto, certifique-se de que você selecione um programa que ofereça funcionalidade completa e não forneça apenas um recurso de verificação rápida.

As varreduras rápidas podem ajudar a verificar se há vírus em áreas comuns do seu dispositivo. No entanto, são necessárias varreduras completas se você quiser que o programa verifique todas as facetas do seu telefone Android. Uma verificação rápida também pode fazer com que você acredite erroneamente que seu telefone está livre de vírus e malware nocivo.

Como faço para remover completamente o malware do Android?

Depois de detectar o malware no seu telefone Android, você pode removê-lo seguindo cinco passos bem simples.

Passo 1: desligue imediatamente o telefone antes de fazer uma pesquisa

Ao detectar um malware, você deve desligar totalmente o dispositivo enquanto faz uma pesquisa. Desligar o dispositivo deve evitar que o problema se agrave e pode impedir que o malware se espalhe para outras redes nas proximidades. Se você souber o nome do aplicativo ou do programa que contém malware, aproveite para pesquisar o nome do programa para saber mais sobre o que ele pode estar fazendo com o seu telefone.

Se você não souber o nome, considere procurar os sintomas que observou em outro computador. A única maneira de eliminar o malware em um telefone Android é identificar o aplicativo que está infectado com o malware.

Passo 2: ligue o telefone no modo de segurança ou no modo de emergência

Depois de saber qual aplicativo precisa ser desinstalado e excluído, você deve ligar o telefone no modo de segurança ou no modo de emergência. A mudança para o modo de segurança é relativamente simples para a maioria dos dispositivos Android e pode ocorrer ligando o dispositivo, mantendo o botão liga/desliga pressionado por vários segundos e tocando no botão de desligar.

A partir daí, você deverá receber opções de “ativação”, como reinicialização e modo de segurança. Quando você ativar a opção de modo de segurança, o telefone será reiniciado. Estar no modo de segurança é necessário para evitar que o malware se espalhe à medida que você desinstala o programa com malware.

Passo 3: vá para as configurações do dispositivo para localizar o aplicativo malicioso

Quando você estiver no modo de segurança, entre na seção “configurações” do seu telefone Android. Você pode acessar esse modo clicando no ícone em forma de engrenagem na tela. Você também pode procurar a seção “configurações” no seu dispositivo. Nas configurações, role a tela para baixo até ver a opção “aplicativos”, na qual você deve clicar. Você receberá uma lista dos aplicativos que estão presentes no seu telefone. Examine essa lista até que você encontre o aplicativo que está infectado e precisa ser desinstalado.

Se o aplicativo for um aplicativo principal, talvez você não consiga excluí-lo. Em vez disso, você teria a opção de desativar o aplicativo. No entanto, é improvável que um aplicativo principal seja a fonte de um vírus ou malware.

Passo 4: desinstale o aplicativo infectado

A desinstalação de um aplicativo é fácil e começa com a seleção do aplicativo, que fornecerá a você opções como “forçar parada”, “forçar fechamento” ou “desinstalar”. Selecione a opção de desinstalação para se livrar do aplicativo que está causando problemas em seu telefone. Há ocasiões em que você não conseguirá excluir corretamente o aplicativo que contém o vírus. Esse cenário pode ocorrer se o seu telefone tiver sido sequestrado por ransomware.

Nessa situação, o ransomware pode entrar em suas configurações administrativas, garantindo que o aplicativo não possa ser excluído. Você pode corrigir esse problema acessando o menu principal de configurações e selecionando a seção “segurança”.

A partir daí, procure a área “administrador de dispositivos”. Nessa área, você deve ter a capacidade de alterar as configurações de administrador e permitir a exclusão do aplicativo.

Passo 5: optar por uma redefinição de fábrica

Se você estiver disposto a dizer adeus ao conteúdo atual do seu telefone Android, uma redefinição de fábrica é uma excelente opção para eliminar o malware. Esse processo remove vírus e malware, mas malwares mais potentes podem sobreviver. Você pode detectar o máximo de malware possível com uma varredura antivírus profunda.

Passo 6: faça o download da proteção contra malware

Depois de eliminar o malware com êxito, você deve se concentrar em baixar a proteção contra malware e aumentar seu conhecimento sobre como removê-lo dos dispositivos Android. Certifique-se de que você use um programa que exclua arquivos desnecessários, proteja suas informações e verifique se há vírus. Você também deve verificar regularmente se há atualizações para manter o programa antivírus atualizado com a proteção que ele oferece.

Dicas para manter o malware longe do seu telefone Android

Vale a pena saber como remover malware do Android, mas ainda é melhor mantê-los fora do seu telefone. Você pode seguir estes passos bem simples para manter os vírus e outros malwares longe do seu telefone:

  • Certifique-se de que você invista em um software de segurança robusto e de boa reputação.
  • Não clique em links em mensagens de texto ou e-mails com os quais você não esteja familiarizado.
  • Mantenha seu software e sistema operacional atualizados.
  • Use senhas complexas.
  • Certifique-se de que você não use uma conexão WiFi insegura. Uma VPN pode ser necessária quando você estiver acessando conexões de rede pública.
  • Instale apenas aplicativos da Google Play Store e de outras fontes em que você possa confiar.

Considerações finais

O malware pode danificar seu telefone e, potencialmente, roubar suas informações se você não for proativo ao se livrar do malware quando ele for detectado. Você pode evitar esses problemas usando um software antivírus robusto, como o McAfee Mobile Security, buscando ajuda de especialistas e mantendo-se informado sobre as ameaças cibernéticas modernas e os riscos que elas representam.